Gutemberg Cardoso: A violência crescendo e o Governo prefere ir contra a população fechando 33 delegacias

delegacia

As pessoas que sofrem violência e buscam auxílio, através da segurança pública, para levar suas dores, fazer os seus pedidos, registrar o seu boletim de ocorrência e batem à porta do Estado levando sua aflição e não encontram ninguém que recebe e ajude. Não tem coisa mais tranquilizante para quem é vítima de um assalto ou de um sequestro do que encontrar a porta de uma delegacia e um bom delegado que lhe trate bem, que diga quais são os seus direitos e que seja operoso naquela hora para que lhe socorrer.

Faço estas observações para tentar entender qual é a ótica que o comando da segurança pública do Estado adotou, e o próprio Governo, para decidir fechar 33 delegacias, das mais importantes, nas áreas mais perigosas dessa cidade a partir das 18 horas, depois que o sol se põe.

É uma medida tão absurda que eu ainda não consigo acreditar, acho até que deve ter sido num momento de embriaguez, fora do raciocínio lógico, que alguém que tomou essa decisão.

Em sã consciência, eu não quero acreditar que alguém avalize uma decisão dessas, deve estar fora de si, porque todos são testemunhas da violência que se abate nesta cidade. Isso porque a maior parte dos casos de violência acontecem em João Pessoa, Campina Grande e nos grandes centros da Paraíba. Por isso que estamos colocados como o quarto estado mais violento do país, antes a Paraíba ficava em 18º ou 20º nesse ranking.

Os arrastões em restaurantes dessa cidade, vitimando filha de deputado, deputada, gente importante sendo assaltado porque a bandidagem já percebeu que estamos em um Estado vulnerável na segurança pública. Apelar para o Governo, e mostrar a necessidade de mudanças, é como gritar no deserto, o Governo não se sensibiliza e não apresenta um plano de segurança.

Muito pelo contrário, toma essa medida que nos deixa cada vez mais com medo. E a gravidade dessa medida se apresenta porque se estabelece uma contradição na gravidade dessa medida, a Paraíba não tem um quadro de segurança razoável, as gestões municipal e estadual estão promovendo vários eventos à noite, agora está acontecendo o Festival de Música Internacional, com apresentações no marco zero da cidade, onde João Pessoa nasceu. E tudo isso com as delegacias fechadas e a segurança já vulnerável.

O prefeito Luciano Cartaxo está de parabéns porque ele está resgatando a autoestima do pessoense e mostrando a vertente de boas opções de lazer na cidade. Mas voltando para a gestão estadual vale questionar, mais uma vez, como se toma uma medida dessas… É como se o governante e a cúpula da segurança pública quisessem punir os moradores e João Pessoa. Não tem mais delegacias à noite, o socorro virá no outro dia e olhe lá.

Aí vem a explicação que não cabe na cabeça de ninguém, os delegados, agentes e operadores dessas delegacias, estão se aposentando ou indo embora em busca de melhores concursos, passaram em outras seleções e outros, ainda, estão de férias.

É momento de lembrar como o Governo Ricardo Coutinho amentou a folha de pessoal após a demissão daqueles 50 mil prestadores de serviço. O Governo preencheu todas as vagas com apadrinhados políticos, que recebem os pagamentos sem trabalhar e ainda reclamam que é pouco. E você pensa que coisa de meia dúzia, 20 ou 30 pessoas, são centenas.

Qual a moral que este Governo tem para dizer que não pode manter delegados trabalhando na madrugada? Qual a moral que tem um comandante da segurança pública para dizer a você, pessoense, que não pode manter as delegacias abertas alegando não ter condições de pagar mais plantões ou os salários dos concursados?

Este Governo é mal, perverso, sem coração, e está dizendo que a classe média também está desamparada nas noites violentas dessa capital. Aí podem perguntar o motivo de não ter citado a pobreza, os pequenos deste pacote. Eu explico! Estes pequenos já são desprezados, e há muito tempo. Para eles, restam as estatísticas dando conta de 15, 16, 20 mortos a cada fim de semana, e o Governo não se sensibiliza para levar segurança aos grotões para que evite estas mortes, este Governo já deu as costas para este povo faz muito tempo. E sabe por que? Porque vocês são pretos, pobres e entregues a própria sorte.

Por isso, que eu digo vocês, os pequenos que moram nesses bairros e que dão as manchetes a cada segunda-feira, não esperem mais pois agora o Governo está punindo a outra categoria fechando essas delegacias,

Só queria dar um recado novamente para os todos os segmentos da sociedade: a OAB, a API, a igreja, que já foi vítima dos assaltos, o Tribunal de Justiça e os organismos que representam as classes produtoras. As entidades da indústria e do comércio também serão afetados e ‘logo, logo’ e terão que fechar as portas mais cedo. Assim como os bares e hotéis que deveriam usar a sua força para tentar derrubar essa decisão. A violência, infelizmente vai bater à porta e afetar o seu bolso.

Ajam porque pode ser que o Governo escute vocês, neste momento o Governo deveria abrir mais delegacias, não fechar.