Investigação

TCE identifica suposta fraude na contratação de pessoal em Desterro e exige explicações da Câmara Municipal

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Paraíba - O TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba), identificou, nesta segunda-feira(07), uma suposta fraude na contratação de pessoal na cidade de Desterro. Neste momento, o órgão exige explicações da Câmara Municipal.

Confira detalhes da investigação

A ação leva em consideração uma denúncia apresentada pelos vereadores Nelo Regina da Costa Pereira, Vicente de Paula Campos, Maria do Socorro  Patrício e Vanderley Bezerra de Farias contra o presidente da casa legislativa, Tiago Simões dos Santos.

De acordo com os delatores, Tiago, ao ser pré-candidato a prefeito na região, teria realizado despesa significativa no decorrer do ano eleitoral. Porém, já que não houve transparência ou empenho prévio, os vereadores enxergaram a prática como suspeita.

O presidente, por sua vez, no exercício eleitoral (2024), transferiu para Leonardo Fragoso Barbosa, seu apoiador eleitoral e motorista junto a Secretaria Municipal de Educação o montante de R$ 60.000, sem qualquer registro ou empenho.

Acima de tudo, analisando as despesas da câmara em 2024, percebe-se que não existe qualquer empenho a favor de Leonardo, que comprove a irregularidade do pagamento sem que se saiba, qual o serviço prestado em questão.

Em suma, o Tribunal optou pela procedência da denúncia, intimando o líder da câmara de Desterro para se pronunciar. Na ocasião, ele deverá comparecer diante do pleno no dia 20 de maio.