Histórico

TETRA: Confira as últimas quatro vezes em que o Sousa se sagrou campeão paraibano

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Paraíba - Fundada em 1991, a equipe do Sousa, no último domingo (30), conseguiu o tetracampeonato paraibano após superar o Botafogo-PB, no Estádio Almeidão. Porém, esta não foi a primeira oportunidade em que o Dino se tornou destaque estadual. Afinal, já ergueu o troféu nos anos de 1994, 2009, 2024 e na atual temporada. Relembre todas as campanhas vitoriosas do Maior do Sertão ao longo de sua história.

Primeiras conquistas do Sousa

  • 1994

Apenas 3 depois de sua fundação, o Sousa Esporte Clube, após ter a melhor campanha dentre os participantes da elite do futebol paraibano, se sagrou campeão pela primeira vez em 1994. Naquele mesmo ano, também havia sido vencedor do Torneio Início, um campeonato a parte, realizado em um único dia e considerado a “abertura” do estadual.

A princípio, os vices do Dinossauro foram, respectivamente, Atlético de Cajazeiras e Treze, que viram o time alviverde erguer a taça de campeão de forma inédita.

  • 2009

Passados alguns anos desde o primeiro título, o time sertanejo ganhou outra oportunidade em 2009, quando chegou na final contra o Treze. O jogo de ida, disputado no Estádio José Cavalcanti, em Patos, terminou em empate, 1 a 1.

Acima de tudo, na partida da volta, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Amigão, em Campina Grande, que reuniu toda a torcida do Galo e garantiu casa cheia. Porém, apesar de começarem o confronto largando na frente, o Dino virou o jogo para 2 a 1 e ficou com o troféu pela segunda vez.

Bicampeonato paraibano inédito

  • 2024

Após se garantir na zona de classificação, o Sousa, ao ter tido a 4ª melhor campanha daquela edição, teve pela frente o Treze, que saiu perdedor do confronto direto no agregado pelo placar de 2 a 1.

Já na final, ao enfrentar o Belo, depois de um empate sem gols no sertão, a vitória se confirmou na capital paraibana, onde o time alviverde ganhou nos pênaltis seguido de mais um empate, desta vez, por 1 a 1.

Em suma, o marcador terminou em 4 a 3 para os visitantes, que garantiram o tetracampeonato para o Maior do Sertão.

  • 2025

Por fim, o mais novo título, conquistado neste ano, marcou, pela primeira vez, o bicampeonato seguido em cima do mesmo adversário, o Botafogo-PB. Porém, diferente da campanha passada, esta contou com uma vitória ainda no tempo normal, em sua casa, no Marizão, por 1 a 0.

Na decisão, realizada em João Pessoa, o Dino sofreu o gol que levaria a partida para as penalidades, mas, ao final do confronto, empatou. Com este resultado, o elenco entrou para a história do clube, já que trouxe o tão sonhado tetra para o sertão.