PSOL LANÇOU HOJE SENADOR RANDOLFE PARA PRESIDENTE DA REPUBLICA

Edição 247/Fotos: Agência Senado/Dilvulgação:

Neste domingo 1, o PSOL escolheu o senador Randolfe Rodrigues (AP) como pré-candidato do partido para a eleição presidencial de 2014. A disposição da legenda em ter seu próprio candidato no próximo ano é total. Tanto que houve uma acirrada disputa entre ele e a ex-deputada Luciana Genro (RS), que também pleiteava o privilégio.

Primeiro, o grupo do senador teve de mostrar força para barrar a intenção do grupo de Luciana de realizar prévias no partido, batendo os adversários por 201 a 186 votos. Em seguida, por aclamação, Randolfe foi o escolhido. Ele só poderá ser oficializado, no entanto, em junho, em convenção.

O surgimento de um chamado candidato nanico na disputa presidencial é do maior interesse da oposição melhor estruturada. No momento, a julgar pelas pesquisas, os pré-candidatos do PSDB, Aécio Neves, e do PSB, Eduardo Campos, não conseguem somar intenções suficientes para provocar um segundo turno. Por todas as simulações, a presidente Dilma Rousseff ganharia sua segunda corrida ao Palácio do Planalto já em primeiro turno.

Na missão de tentar somar votos para si próprio, Randolfe usará o tradicional discurso do PSOL, de crítica radical pela esquerda ao PT. Ele poderá, com a crítica permanente, desgatar a presidente e, assim, baixar seu atual alto índice de intenções. Se recolher, diretamente, todos os votos que tirar Dilma, Randolfe terá cumprido seu papel. Mas mesmo se não obtiver para si próprio os dividendos dessa estratégia, contribuirá para que a oposição chegue mais perto do segundo turno.

Com Randolfe pela esquerda e, se resolver disputar, Joaquim Barbosa pela direita do campo ideológico, o quadro eleitoral de 2014 terá duas novidades capazes de alterar o marasmo atual, pelo qual Dilma não vê adversários à sua altura.