Monitoramento

Pesquisadores da UEPB visitam foz do Rio Jaguaribe na manhã do próximo sábado (29)

Um grupo de oito pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB estará em João Pessoa

Pesquisadores da UEPB visitam foz do Rio Jaguaribe na manhã do próximo sábado (29)

Um grupo de oito pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB estará em João Pessoa na manhã deste sábado (29) para analisar a área de maceió na foz do Rio Jaguaribe, entre as praias do Bessa, em João Pessoa, e de Intermares, em Cabedelo.

Eles fazem parte do Projeto Ecológico de Longa Duração – Rio (PELD-Rio) e do Programa de Pesquisa da Biodiversidade (PPBio). A visita, que será iniciada às 8h, integra um cronograma de pesquisa previamente estabelecido.

O PELD-Rio faz um monitoramento de longo prazo para verificar as condições ambientais de ecossistemas diversos, como o Rio Paraíba, que está sendo estudado da nascente à desembocadura. Já o PPBio monitora a biodiversidade de áreas de mangue e restinga, como é o caso da foz do Rio Jaguaribe, que será analisada neste sábado.

O estudo compara áreas impactadas e preservadas de ambientes diversos. No caso do Rio Paraíba, a comparação é feita com o Rio Mamanguape. No caso das áreas de mangue e restinga, o confronto acontece com áreas semelhantes das regiões Sul e Sudeste.

O professor Etham Barbosa explicou que são investigadas características físicas e químicas da água, mas também a biodiversidade.

“Esse é um fator que geralmente não é considerado entre as pesquisas e que tomamos como um critério importante na avaliação das condições desses ecossistemas. As pessoas tratam essas áreas como ambientes degradados, como um rio morto, principalmente por priorizar o aspecto humano, mas sem considerar a diversidade de vida que existe ali. Esses são, na verdade, espaços valiosos”, afirmou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba