
Paraíba - Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, promoveu, nesta quarta-feira (26), o Seminário Estadual Mulheres em Espaços de Poder e Decisão, no Auditório da PBPrev, em João Pessoa. Realizado em parceria com o Consulado Argentino de Recife, o evento reuniu autoridades, gestoras públicas e representantes do Judiciário para debater os avanços e desafios na construção de políticas de equidade de gênero.
A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou a importância da união entre instituições: “Precisamos sonhar, mas também agir. A luta pela igualdade não é de competição, mas de cooperação”. A cônsul da Argentina, Julieta Grande, reforçou o compromisso com a parceria internacional: “Este seminário marca o início de uma importante colaboração entre a Paraíba e a Argentina. Convidamos todas as instituições presentes a somarem forças nesta rede de cooperação pela equidade de gênero, que ultrapassa fronteiras e fortalece a democracia“.
A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, abordou a representatividade no sistema eleitoral: “O Judiciário tem o dever de garantir que as mulheres não só cheguem ao poder, mas nele permaneçam com condições igualitárias”. Já a juíza Graziela Queiroga, representando o TJPB, citou iniciativas internas: “Temos avançado em editais e comissões voltadas à equidade, mas ainda há resistências a serem superadas”.
No campo acadêmico, a vice-reitora da UEPB, Ivonildes da Silva, falou sobre os desafios nas universidades: “Precisamos romper com a subrepresentação feminina em cargos de reitoria e coordenação”. A pró-reitora da UFPB, Mirela Rocha, complementou: “A gestão de pessoas com perspectiva de gênero é um eixo estratégico para nossa instituição”.
O evento contou ainda com as participações da coordenadora das Delegacias de Mulheres,Sileide de Azevedo (Sesds), Poliana Sá (TRT), Amanda Lacerda (EPC) e a defensora pública geral Maria Madalena Abrantes, que reforçaram a necessidade de ações concretas para ampliar a presença feminina em cargos de decisão.
O seminário encerrou com um chamado à continuidade do diálogo entre os poderes e instituições, tendo como horizonte a paridade política e o fortalecimento de redes de apoio às mulheres na Paraíba e na América Latina.