
A direção nacional do Podemos indicou o nome do deputado federal Ruy Carneiro para assumir a presidência de uma comissão na Câmara Federal. A informação foi revelada pelo parlamentar durante entrevista à rádio Correio 98 FM nesta sexta-feira (11), mas a definição sobre a comissão temática a ser escolhida só deve acontecer na próxima semana.
“As comissões da Câmara devem ser resolvidas nos próximos dias. Eu fui indicado pelo Podemos para presidir uma das comissões temáticas. Vai acontecer uma reunião na terça e tudo deve ser definido. No ano passado, o Podemos ficou com a comissão de Ciência e Tecnologia. Então, podem repetir a indicação ou ser conduzido para uma outra”, detalhou Ruy.
A responsabilidade da nova missão foi ressaltada pelo parlamentar. “Todos os projetos apresentados na Casa precisam obrigatoriamente passar pelas comissões responsáveis por debater e analisar esses temas. Quem assume a presidência acaba se tornando referência na temática em questão e isso traz uma responsabilidade ainda maior para a condução do mandato”, acrescentou.
A Câmara Federal conta atualmente com 30 comissões temáticas permanentes. A composição parlamentar desses espaços é renovada a cada ano. Além de emitir pareceres sobre as propostas que serão votadas pelo Plenário, os grupos de trabalho também votam matérias com caráter conclusivo e ainda atuam de maneira fiscalizadora, como mecanismos de controle dos programas do Poder Executivo.
Assessoria