A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pode receber uma importante melhoria na acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), no exercício da Procuradoria de Prerrogativas Parlamentares, solicitou a instalação de piso tátil direcional e de alerta nas dependências da Casa Legislativa.
A proposta visa garantir maior mobilidade e segurança aos cidadãos com deficiência visual que frequentam a ALPB, promovendo inclusão e independência dentro do ambiente legislativo. Segundo Michel Henrique, a implementação dessa sinalização é essencial, pois permite a orientação e a locomoção adequada por meio de relevos táteis perceptíveis ao toque.
“Por se tratar de um prédio público, aberto à sociedade e frequentado por cidadãos que buscam os deputados estaduais, é fundamental que a Assembleia ofereça estrutura acessível para todos. O piso tátil é um instrumento de inclusão e respeito às pessoas com deficiência visual”, destacou o deputado.
A iniciativa faz parte da atuação da Procuradoria de Prerrogativas Parlamentares, um órgão interno da ALPB responsável por garantir que os direitos e deveres dos parlamentares sejam respeitados, bem como promover medidas que impactem positivamente a relação do Legislativo com a sociedade.
Com a solicitação formalizada, a expectativa é que a ALPB avalie a viabilidade técnica e orçamentária da instalação da sinalização tátil, garantindo mais acessibilidade no espaço legislativo.