Insegurança

Estudante é abusada sexualmente dentro de banheiro da UFPB, em João Pessoa

Uma estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi abusada sexualmente nesta segunda-feira (24), dentro do banheiro do CCS, em João Pessoa.

Estudante é abusada sexualmente dentro de banheiro da UFPB, em João Pessoa

João Pessoa - Uma estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi abusada sexualmente nesta segunda-feira (24), dentro do banheiro do CCS, em João Pessoa, após o fim das aulas. O suspeito, conforme denunciou à vítima, é um homem branco, baixo e careca, por volta de 50 anos, o caso foi denunciado à Polícia Civil.

Após a denúncia, outras alunas relataram casos de assédio

Após a denúncia, outras alunas comentaram que foram assediadas por um homem com as mesmas características do que teria cometido o estupro. Os estudantes denunciaram o clima de insegurança dentro da UFPB.

DCE divulgou uma nota de repúdio após o caso de estupro dentro da UFPB

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB divulgou uma nota de repúdio, nesta terça-feira (25), denunciando o estupro da estudante no Centro de Ciências da Saúde.

Nos comentários da publicação, diversos estudantes reclamam da falta de segurança dentro da UFPB

“Não tinha como ser diferente, o CCS está largado e sucateado! Infraestrutura decadente e segurança zero! Deu 17:00 hrs, já começa a ficar escuro, a iluminação é insuficiente, calhando um cenário ideal para esses absurdos”, diz um comentário.

Outro comentário na mesma publicação questiona onde está o diretor do CCS e também reclama da falta de iluminação, “Pois é, cadê o diretor do CCS?? O CCS tá largado, deu 17:30 cadê a iluminação no centro??? Cadê os seguranças?? Agora quando é manifestação pra melhorias como a odontologia fez um dia desse num instante os seguranças estão lá né?!”.

Outra jovem denuncia que a coordenação e a reitoria não se manifestaram sobre o caso, “a coordenação e a reitoria caladinhas como se nada tivesse acontecido.. mais revoltante ainda”.

Confira na íntegra, a nota de repúdio com a denuncia sobre o estupro

O Diretorio Central dos Estudantes da UFPB vem, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio ao caso de violência ocorrido no Centro de Ciências da Saúde (CCS) no dia 24 de fevereiro de 2025. A notícia de um estupro dentro das dependências da universidade, um espaço que deveria ser seguro para todos, é revoltante e inaceitável.

Expressamos nossa total solidariedade à vítima, reafirmando nosso compromisso com todas as pessoas que sofrem violência. É inadmissível que tais atos aconteçam dentro de um ambiente acadêmico, e exigimos que a administração da universidade e as autoridades responsáveis tomem todas as medidas cabíveis para identificar e punir o agressor, além de reforçar a segurança no campus para evitar que novos casos ocorram.

Reiteramos a necessidade urgente de melhorias na segurança, incluindo maior vigilância, iluminação adequada, presença ostensiva de agentes de segurança e canais acessíveis para denúncias. Não podemos permitir que a negligência contribua para a perpetuação da violência.

Além disso, reforçamos a importância da escuta e acolhimento das vítimas, sem revitimização, garantindo suporte psicológico, jurídico e social. O silêncio e a impunidade não podem ser uma opção.

Por fim, convocamos toda a comunidade universitária a se unir em solidariedade e mobilização para exigir um ambiente seguro e livre de violência para todas e todos. Somente com medidas efetivas e um compromisso coletivo poderemos garantir que a universidade seja um espaço de aprendizado, respeito e dignidade.