O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos) e sua esposa estiveram entre os convidados do presidente Lula e da primeira-dama Janja da Silva, ontem à noite, na sessão do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que concorre a três premiações no Oscar no próximo domingo. Ministros, congressistas e os netos de Rubens e Eunice Paiva compareceram ao “Cine Alvorada”, bem como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e sua mulher. Os parlamentares foram convidados pessoalmente por Janja. Hugo Motta deslocou-se do seu Estado, a Paraíba, onde cumpriu agendas administrativas e políticas, para participar do evento em Brasília.
Em vídeo compartilhado em seu perfil no Instagram, Janja afirmou: “Importante falar sobre como o cinema brasileiro pode resgatar a nossa memória, de um período que foi tão triste da história e que não podemos nos esquecer nunca do que aconteceu no Brasil. Então, o filme “Ainda Estou Aqui” reaviva a nossa memória, traz esses sentimentos difíceis, mas que é importante a gente não esquecer”. O presidente da República e sua mulher queriam assistir ao filme havia meses, mas a logística de irem a um cinema comum era considerada inviável. Com o apoio do Ministério da Cultura, Janja e sua equipe entraram em contato com a produção do longa para viabilizar a sessão privativa.
Entre os convidados também estava um amigo de Lula, José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp e hoje dono da Amil. Em 9 de dezembro, coube ao empresário avisar ao médico pessoal de Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho, que o presidente não estava bem. O petista viajou às pressas para São Paulo para ser operado. A lista de convidados do casal presidencial, ontem, incluía, ainda, o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Rui Costa, ministro da Casa Civil, Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça, José Múcio, ministro da Defesa, Márcio Tavares, ministro interino da Cultura, Sidônio Palmeira, ministro da Secom, Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara, Herman Benjamin, presidente do STJ, João Francisco Paiva Avelino, neto de Eunice e Rubens Paiva, João Henrique Paiva Avelino, neto de Eunice e Rubens Paiva.
A exibição do filme aconteceu um dia após a agressão a Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-deputado Rubens Paiva e escritor, durante o desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta em São Paulo. Um folião atirou uma lata de cerveja contra o escritor. O incidente se deu antes do início do cortejo, que homenageava Paiva e o filme “Ainda Estou Aqui”.
Nonato Guedes