Podemos e o PSDB

Efraim comemora formação do maior bloco no Senado: o Bloco Democracia

Foto: reprodução
Foto: reprodução

    O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) comemorou, ontem, a formação do Bloco Democracia, o mais numeroso da Casa, integrado por mais duas legendas, o Podemos e o PSDB, somando 25 integrantes no total. “Fizemos o maior bloco da Casa na criação das comissões e, com certeza, será um bloco com capacidade de estar na dianteira dos debates”, apontou Efraim, líder do grupo, que atuou ativamente nos bastidores nos entendimentos deflagrados nos últimos dias e, principalmente, ontem, em Brasília.

           A definição dos comandos das comissões temáticas do Senado levou em consideração recentes mudanças na composição dos blocos partidários. O rearranjo inclui a decisão do Partido dos Trabalhadores (PT) de deixar o bloco Resistência Democrática, do qual fazia parte junto ao PSD e ao PSB. O PT se uniu ao PDT para formar o recém-criado Bloco Parlamentar pelo Brasil.

              De acordo com a regra da proporcionalidade, os maiores partidos e blocos têm direito a mais assentos nas comissões, além de indicarem mais presidentes e vice-presidentes para os colegiados. Líder do novo bloco, Veverton, do PDT-MA, apontou que as siglas têm pautas convergentes;

             Ele explicou: “Estarei liderando este bloco, aqui no Senado Federal, para nós, juntos, ajudarmos o presidente Lula a fazer com que o trabalho que a gente tem construído no Brasil chegue na ponta, cuidando de quem precisa, das pessoas mais humildes”. Com a saída do PT, o Bloco Resistência Democrática, que antes era o maior, passou de 28 para 19 senadores, ficando atrás do Bloco União Brasil, agora o mais numeroso. A nova configuração de forças também resultou na extinção do Bloco Independência, que contava com senadores do Podemos, PSDB e PT.

                    O partido ou bloco com maioria absoluta de integrantes da Casa define a liderança da Maioria. Já a maior bancada de oposição indica o Líder da Minoria. Ao todo, cinco blocos partidários estão em funcionamento no Senado. O líder da maioria passou a ser o senador Veneziano Vital do Rêgo |(MDB-PB), enquanto o líder da Minoria é o senador Ciro Nogueira, do PP-PI.

Nonato Guedes