Paraíba - O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), adquiriu, nesta quarta-feira (12), mais de 17,5 toneladas de alimentos de produtores da agricultura familiar do município de Santa Rita, que serão distribuídos com cerca de 1.200 famílias cadastradas nos Centros Sociais Urbanos de João Pessoa. A ação marca a conclusão da execução do recurso federal do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), com a parceria da Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
A compra foi realizada na sede da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar da Paraíba (Cooprafe) e encerrou o ciclo que investiu mais de R$ 5,3 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ao todo, 1,1 mil toneladas de alimentos foram comercializadas em 132 municípios. O programa beneficiou diretamente cerca de 1.200 agricultores, dos quais mais de 70% são mulheres.
O PAA-CDS é um programa do Governo Federal, executado pelo Governo da Paraíba, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, promover a produção sustentável e a geração de renda, além de garantir o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. No ano passado, o programa foi ampliado com recursos próprios do Governo do Estado e o investimento mais que dobrou, chegando a R$ 11 milhões, com aquisição de alimentos de pequenos agricultores familiares, que são posteriormente distribuídos às famílias cadastradas.
O coordenador estadual do PAA-CDS, Aires Humberto, acompanhou de perto a última compra e explica o processo. “Após pouco mais de um ano de execução, essa última compra nos traz grande satisfação. A região de Santa Rita é extremamente produtiva, e hoje adquirimos abacaxi, inhame, abacate, macaxeira, jaca, entre outros alimentos. E como o programa determina, o próximo passo será a doação, que será realizada às famílias cadastradas nos Centros Sociais Urbanos de João Pessoa”, detalhou.
O gerente operacional do escritório da Empaer em Santa Rita, Wanderson Ramalho, também acompanhou a compra e destacou a importância da parceria com a Sedh. “A Empaer realiza o levantamento da produção nos municípios e, no PAA-CDS, faz a ponte entre o produtor da agricultura familiar e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. Hoje, aqui, o agricultor vendeu seu produto diretamente, sem atravessador, e a um preço justo”.
Já a diretora-presidente da Cooprafe, Janete Xavier, ressaltou a importância do programa para os agricultores. “Somos mais de 200 famílias de agricultores cooperados. O PAA-CDS, executado pela Sedh na Paraíba, chega no momento certo, ajudando os agricultores a comercializarem seus produtos, o que nos traz grande satisfação. A ação de hoje faz uma diferença imensa para cada família que forneceu seus produtos para este programa”, comemora.
A última compra do ano destaca a importância da parceria entre o Governo do Estado, as cooperativas e os agricultores familiares, criando um ciclo virtuoso de produção, distribuição e consumo.