Prevenção

Prefeitura de Conde intensifica ações de enfrentamento às chuvas com Comitê de Crise

Prefeitura de Conde intensifica ações de enfrentamento às chuvas com Comitê de Crise

Diante das fortes chuvas que atingiram o município de Conde nos últimos dias, a prefeita Karla Pimentel (PP) intensificou, nesta sexta-feira (7), as ações emergenciais realizadas pela gestão para minimizar os impactos das precipitações. Como medida estratégica, a gestora determinou a criação do Comitê de Gerenciamento de Crise na última quarta-feira (5), reforçando a atuação integrada das secretarias municipais.

“Estamos vendo de perto cada área afetada pelas chuvas, ouvindo as preocupações e buscando soluções. Sei que não é fácil passar por momentos assim, mas quero reforçar que ninguém está sozinho. Estamos trabalhando sem parar para garantir assistência a quem precisa e minimizar os impactos desse momento difícil”, disse a prefeita Karla Pimentel.

Uma das principais preocupações foi o trecho da PB-018 que sofreu danos devido ao grande volume de água. A área já foi inspecionada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e medidas emergenciais estão sendo providenciadas. De acordo com registros meteorológicos, entre terça-feira (4) e a manhã desta sexta-feira (7), o acumulado de chuvas ultrapassou 200 mm.

A gestora reforçou a importância da colaboração da população na manutenção da cidade limpa para evitar alagamentos. “A Prefeitura tem intensificado a retirada de entulhos e lixo. Nossas equipes de infraestrutura, defesa civil, ação social, saúde, educação e outras secretarias estão mobilizadas para reduzir os impactos das chuvas”, destacou Karla Pimentel.

No núcleo de Jacumã, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar atuaram no resgate de famílias em várias comunidades. Além disso, a Igreja Matriz de Conde passou por inspeção e melhorias estruturais.

Outro ponto crítico foi a elevação do nível do Rio Gramame, afetando a Ponte dos Arcos, na comunidade de Mituaçu, na divisa entre Conde e João Pessoa. “Após a redução do volume de água, será possível avaliar a real situação da estrutura e tomar as providências necessárias”, explicou Marinaldo Gomes, gerente executivo da Defesa Civil.

Ao todo, mais de 100 localidades receberam ações emergenciais, incluindo Boa Água, Neves, Pousada, Vila dos Pescadores e Coqueirinho. “As intervenções continuam em andamento para desobstrução dos pontos críticos de acúmulo de água. O Gabinete de Crise é fundamental para garantir respostas rápidas à população em meio à emergência”, ressaltou Igor Confessor, secretário de Infraestrutura.

As equipes da Guarda Municipal também intensificaram as ações de conscientização em áreas de risco. “Estamos mobilizados 24 horas por dia para garantir a segurança da população”, reforçou Gleydson Fernandes, Comandante Guarda Civil Municipal.

Secom Conde