O novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), mudou a linguagem nas redes sociais e apresentou sua trajetória política no primeiro vídeo como dirigente da Casa. Ele terá uma equipe de vídeo o tempo todo na sua cola e quer adotar linguagem mais jovem para “explicar a Câmara” e “não envelhecer”. Segundo a mídia de Brasília, Hugo Motta quer ter uma comunicação mais próxima da usada por influenciadores para manter em evidência sua imagem no comando da Casa Baixa. Ele foi eleito ontem com 444 votos – um marco histórico no Legislativo brasileiro.
Com legendas, imagens cortadas e transições rápidas – recursos comuns entre os influenciadores – Hugo Motta se apresenta e explica como construiu sua candidatura com o apoio de partidos de todos os espectros políticos.
“Você também foi no Google ver quem é Hugo Motta? Nada contra o Google, mas como agora a gente vai se encontrar aqui nas redes todos os dias, resolvi fazer meu próprio buscador. Bem-vindo ao Hoogle”, diz o deputado no vídeo.
O novo presidente da Câmara narra sua trajetória política e pessoal ao longo de 14 anos em mandatos como deputado federal. Motta diz que a democracia é uma conversa, ditada por diferentes desejos e que o centro “não é a ausência de posição” mas “a ausência de preconceitos”.
“Você que vive reclamando que a polarização atrapalha o país, olha aqui para a Câmara. É claro que todo processo tem polêmica, mas polemizar, polemizar, sem paralisar, é possível. E essa eleição está aí para provar que a gente pode sim chegar a consensos”.
O congressista tem gravado vídeos desde a semana passada. Hugo Motta tem pretensões de disputar o governo da Paraíba em 2026. Sua iniciativa quanto ao marketing coincide com o momento em que o presidente Lula também adotou um novo estilo nas redes sociais com vídeos mais ágeis e mais informais. A mudança foi proposta pelo novo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) Sidônio Palmeira, para recuperar a popularidade do presidente.