A área gastronômica de João Pessoa vem crescendo nos últimos anos, acompanhando os investimentos e a expansão da nossa Capital.
Mas essa evolução acaba por muitas vezes, engolindo lanchonetes famosas que acabam fechando às portas, deixando toda uma clientela órfã daqueles estabelecimentos.
Nessa matéria o Polêmica Paraíba apresenta sete famosos lanchonetes que deixaram saudades nos moradores da Capital.
A SAMARITANA
Uma dos principais lanchonetes da Capital nos anos 90 e 2000, a Samaritana ostentava a alcunha de se considerar um dos melhores cachorros quentes da cidade.
Ao lado do Mundial Lanches e do Cachorro Quente do Zé, a Samaritana dominou parte do mercado, tendo duas lojas, uma na Avenida Epitácio Pessoa e a outra nos Bancários, próximo a Praça da Paz.
Após graves problemas financeiros, às duas lojas fecharam suas portas entre os anos de 2015 e 2016.
HOJE EM DIA
A unidade da Epitácio, atualmente comporta uma concessionária, enquanto que a dos Bancários após dois restaurantes, hoje é uma loja de grades e portões.
PÃO E MASSAS
Enquanto a Samaritana era conhecida por ser uma das principais lojas especializadas em cachorro quente na cidade, a Pão e Massas era para muitos a melhor padaria de João Pessoa.
Fundada nos anos 90, pela empresária Olga Maria Abrantes Pinto de Oliveira, a Pão e Massas foi por muito tempo, focava sua produção na área de padaria, salgados e doces.
O primeiro empreendimento se localizava na Dom Pedro II, e nos anos 2000, foi fundada a segunda unidade, na Ruy Carneiro.
Problemas financeiros e a morte de Dona Olga, como era conhecida a proprietária da Pão e Massas, causaram o fechamento da loja da Ruy Carneiro em 2015 e a da Dom Pedro II no começo desta década.
HOJE EM DIA
A unidade da Dom Pedro II ainda não encontrou um novo empreendimento e se encontra à venda, enquanto a segunda loja, que já abrigou outras duas padarias, hoje é o lar de uma farmácia.
PORTUGA LANCHES
Especializado no ramo de hamburguerias, o Portuga Lanches fazia muito sucesso no bairro de Tambaú.
Famosa por seus lanches gigantes, a lanchonete acabou fechando às portas no começo da última década entre 2013 e 2015.
HOJE EM DIA
Após abrigar uma outra lanchonete, o local hoje em dia é palco para uma farmácia.
DONN’ANA
O Donn’ana era um estabelecimento muito famoso no bairro do Miramar, principalmente na época do Folia de Rua, que fazia com que o bar ficasse sempre lotado.
O restaurante era palco de muitas festas e focava seu cardápio nos espetinhos e pizzas.
Mesmo com uma boa clientela, o Donn’ana acabou fechando às portas após a pandemia.
HOJE EM DIA
O local segue focado no mesmo estilo do antigo Donn’ana, com um novo empreendimento, que se denomina Avenida Espeto.
BUGU LANCHES
Uma das lanchonetes mais tradicionais da Capital, o Bugu Lanches deixou saudade nas lembranças de muitos pessoenses.
Localizado na Avenida Ruy Carneiro, o Bugu era muito similar A Samaritana, com um cardápio contendo cachorros quentes e hambúrgueres.
A loja fechou suas portas no ano de 2017.
HOJE EM DIA
O local por onde um dia o Bugu fez história, abrigou um dos empreendimentos mais comentados da Capital nos últimos anos. O Supermercado Classe A, idealizado por um grupo de sócios, que contava com o jogador Hulk inaugurou suas portas em 2018.
Após muita turbulência entre os sócios, o Classe A fechou suas portas em 2022, mas foi reativado por novos donos em 2024.
DOUGGLAS BURGER
O Dougglas Burger foi por muitos anos, uma das principais lanchonetes do Manaíra Shopping.
Com um cardápio que variava entre hambúrgueres e refeições voltadas para almoço e jantar, o restaurante também abriu uma unidade, em outro shopping da cidade, no caso do Mangabeira Shopping.
De acordo com às nossas pesquisas, os donos fecharam as duas lojas entre 2018 e 2020.
FINA FATIA
O Fina Fatia era uma das cafeterias mais tradicionais de João Pessoa. Localizado na Avenida Nego, no bairro de Tambaú, a loja era muito conhecida pelas suas pizzas, wraps e tortas.
O restaurante foi comprado pelos donos da Arte da Pizza em 2018. Os empresários prometeram uma migração que resgatasse o que o Fina Fatia tinha de sucesso, com a marca da Arte da Pizza.
A loja acabou não fazendo o sucesso esperado, fechando pouco após a pandemia.
HOJE EM DIA
Após o funcionamento da Arte da Pizza, o local hoje serve como anexo ao prédio do Central Fisio.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba