
O governo de Donald Trump suspendeu o financiamento dos Estados Unidos à OIM (Organização Internacional para as Migrações) no Brasil por um período de 90 dias. A medida impacta diretamente os serviços de assistência humanitária a imigrantes venezuelanos, especialmente no Amazonas.
Em resposta à suspensão do financiamento, a OIM no Brasil divulgou uma nota oficial afirmando que “estamos cientes da decisão do governo dos EUA de suspender todos os financiamentos de assistência externa e estamos cumprindo todas as ordens legais, assim como fazemos com todas as diretrizes de nossos Estados-membros”.
A organização destacou ainda que “temos um histórico de longa data de colaboração com uma ampla variedade de governos de nossos Estados-membros ao redor do mundo”.
A nota também lembrou que os Estados Unidos são membros fundadores da OIM e que, desde sua fundação, a colaboração com as administrações norte-americanas tem sido constante.
A OIM reiterou seu compromisso em continuar o diálogo com os governos dos Estados Unidos e do Brasil, buscando destacar os benefícios mútuos da colaboração.
Com a suspensão do recurso, serviços como proteção e saúde, combate ao tráfico de pessoas e regularização migratória serão afetados pelos próximos três meses.
Fonte: IG