Opinião

Os governamentáveis de João para 2026! – Por Rui Galdino

Os governamentáveis de João para 2026! – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Já estamos na primeira quinzena de 2025 e nos bastidores da política paraibana os moídos tem sido grande! No entanto, a grande dúvida que paira no ar e deixam todos de alertas ligados é a seguinte pergunta: o governador João ficará ou não no governo até o final de seu mandato? Eis a questão! E é salutar para o governador alimentar essa dúvida até a undécima hora de sua decisão final, pois, só assim, manterá a sua base política unida por mais alguns meses.

Mas quem será o verdadeiro candidato do governo a governador do estado em 2026? Outra dúvida que João também vai empurrar com a barriga até a undécima hora de sua decisão final, pois, só assim, manterá o seu governo em pé por mais alguns meses. A preço de hoje existem quatro governamentáveis de João para 2026, são eles: Adriano Galdino(REPUBLICANOS), Cícero Lucena(PP), Deusdete Queiroga(PSB) e Lucas Ribeiro(PP). Mas podemos ter também Hugo Motta(REPUBLICANOS), que será o próximo presidente da Câmara dos Deputados e caso não consiga ir para sua reeleição na Câmara Federal, poderá ser candidato ao governo do estado em 2026, aliás, o único com condições de unir todos os governistas e parte da oposição em torno de seu nome.

Aí vem a grande pergunta: quem desses governamentáveis de João terá viabilidade eleitoral em 2026? Hummmm, eis a questão!!! Então, atentem bem e sem paixões para as seguintes análises: PRIMEIRO: no final do ano passado, o governador João enalteceu seu supersecretário Deusdete Queiroga(PSB) e disse que seria um grande nome para disputar o governo do estado. Deusdete por sua vez, disse que topava a parada desde que João ficasse no governo. Lembram? Virou o ano e ontem João enalteceu o vice-governador Lucas Ribeiro(PP), dizendo que confiava nele e que se for candidato ao Senado, Lucas será o candidato do governo a governador do estado. Porém, ao contrário de Deusdete, Lucas nada comentou, preferiu silenciar.

SEGUNDA ANÁLISE: É obvio que se João sair do governo, Lucas assume e deverá disputar a sua reeleição para governador, independente da vontade ou não de João. Essa será a única maneira do jovem Lucas Ribeiro ser governador titular e disputar a sua reeleição. Alguém de sã consciência acha que se João ficar no governo apoiará Lucas para governador? Pois bem, mas João disse recentemente que confiava plenamente em Lucas. Então tá, confia se sair do governo, mas se ficar não confia? Enquanto isso, Lucas manterá o seu silêncio e ao lado do grupo RIBEIRO vai aguardar os acontecimentos. Partindo do princípio da confiabilidade, a única possibilidade de Lucas assumir o governo e ser candidato a sua reeleição é se João SAIR do governo. Concordam? Então, essa confiança que João diz ter em Lucas, é realmente muito relativa.

TERCEIRA ANÁLISE: João ficando no governo, três nomes poderão ser ungidos para ser o candidato do governo, são eles: Deusdete, Cícero e Adriano. Mas todos sabem que o homem da verdadeira confiança do governador e que será o seu candidato a governador em 2026 será DEUSDETE QUEIROGA. E aí vem outra questão, a viabilidade eleitoral perante o povo paraibano. Lucas e/ou Deusdete terão viabilidade eleitoral para serem candidatos a governador em 2026, João saindo ou não do governo? Eis a questão!  

QUARTA ANÁLISE: João ficando no governo e se Deusdete não conseguir a tal viabilidade eleitoral até a data final das decisões, o prefeito Cícero Lucena deverá ser chamado para disputar o governo, pois, é o 2º nome da confiança de João para sua sucessão. E  Adriano Galdino? Na opinião do galdinista, de todos os governamentáveis de João, quem tem e terá a melhor viabilidade eleitoral para 2026 é o deputado Adriano Galdino, no entanto, assim como Lucas, Adriano tem a confiança relativa do governador, por isso, se não tiver o apoio de João, Adriano poderá ser o grande candidato das oposições.

QUINTA ANÁLISE: O fato é que João vai continuar confundindo todos até lá, inclusive, a senadora Daniella Ribeiro(PSD), que no sonho de ter seu filho governador, poderá inviabilizar a sua própria reeleição para o Senado. Então, João precisa ser mais claro e entender que papa figo não engana mais a criançada de hoje. Ricardo Coutinho que o diga! O galdinista já disse e repete: João ficará no governo até o final de seu mandato, assim sendo, Deusdete e/ou Cícero será seu candidato a governador, vai depender da viabilidade eleitoral em julho de 2026. Com relação a Adriano Galdino, o mesmo já está com sua pré-candidatura posta e andando por todo o estado, que João queira ou não, assim sendo, Adriano no REPUBLICANOS OU NÃO, será um fortíssimo candidato ao governo do estado em 2026 e é o único que tem condições de rachar o governo no meio e trazer o apoio de toda a oposição. Mas se Hugo Motta, decidir ser candidato a governador em 2026, tudo mudará. Na verdade ao contrário que muita gente pensa, quem vai ditar as regras do jogo para 2026 não será João e sim Hugo. Anotem aí… Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!