Trajetória

Além de "a cidade que ensinou a Paraíba a ler", Gutemberg enxergou Cajazeiras como polo de arte e cultura

Além de "a cidade que ensinou a Paraíba a ler", Gutemberg enxergou Cajazeiras como polo de arte e cultura

O jornalista Gutemberg Cardoso nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 23 de outubro de 1956 e morou em Cajazeiras desde a sua infância até o ano de 2001, quando se mudou para João Pessoa (PB) onde reside até hoje. É formado em Direito e tem pós-graduação em Redação Jornalística. Trabalhou na Rádio Alto Piranhas e na Difusora Rádio Cajazeiras, apresentando programas de grande audiência. É diretor-presidente do portal de notícias Polêmica Paraíba, em João Pessoa. Foi diretor de programação, por nove anos, do Sistema Correio de Comunicação (rádio e TV). Trabalhou por dois anos na Rádio Paraíba FM, por dois anos e cinco meses na Rádio Sanhauá, por três anos na TV e Rádio Cabo Branco e por três anos na TV Master, todos em João Pessoa.

Acreditou que Cajazeiras não poderia ter apenas o título de “cidade que ensinou a Paraíba a ler”, mas via com otimismo a possibilidade de vê-la transformada na cidade polo que se destacaria também na arte e na cultura. E foi por acreditar no potencial dos artistas e escritores de sua cidade que sempre esteve à frente das lutas culturais de sua cidade berço, contemplando o resultado de uma delas: o Teatro Íracles Brocos Pires. É membro efetivo fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal), ocupando a cadeira nº 20, cujo patrono é Hildebrando de Assis.

Possui um blog que fala sobre assuntos políticos da Paraíba, onde atua como editor. É um autêntico multimídia. Nos meios de comunicação sempre foi criativo, ousado, inovador, irrequieto e polêmico. O seu blog tem a missão de trazer sempre as notícias mais quentes, para manter o leitor bem-informado, com informações exclusivas, materiais que pautam os principais veículos de comunicação de estado.

A competência de Gutemberg como diretor e comunicador é notória, tanto que ele é capaz de recriar ou revolucionar uma emissora e em curtíssimo espaço de tempo transformá-la em uma nova campeã de audiência. Em apenas nove meses, Gutemberg fez da Paraíba FM uma sensação, mania e referência em audiência.  Gutemberg chegou aonde chegou e é quem é porque outra qualidade sua é descobrir e revelar jovens profissionais que consegue harmonizar e com eles formar equipes super diligentes e brilhantes.

É com esse radiojornalismo engajado, socialmente comprometido com o interesse da maioria, que Gutemberg vem resgatando o que há de melhor na informação e na formarção de opinião através da mais popular das mídias eletrônicas. Evidente também que por trás das ousadias e conquistas de Gutemberg Cardoso e seu cast existe a decisão de um grupo de comunicação que se mostra disposto a ser muito mais respeitado do que temido. Este reconhecimento que é justíssimo, além de necessário é verdadeiro.

Jonas do NascimentoParaíba Criativa