Gutemberg Cardoso
O Fórum dos servidores do Estado, que está acontecendo nestes dias, traz uma reflexão bastante profunda, já se sabia e se dizia que João Agripino teria sido o governador mais duro com os servidores do Estado. Pois bem, este posto ele perdeu de goleada, o enfrentamento que o atual Governador Ricardo Coutinho trava com os servidores do Estado não tem comparação. Ele elegeu como alvo, todos os servidores, todas as categorias, brigou com todos, PM, Fisco, educação, procuradores, defensores…
Procura-se uma categoria que não esteja magoada, insatisfeita e reclamando do governante, o golpe maior veio quando ele desfez quase tudo de benefício que o ex-governador Cássio fez às pressas, a toque de caixa como os PCCR’s e outras vantagens que o seguinte governador Maranhão, que todos diziam que iria desfazer, não desfez.
Ricardo não teve medo, revogou tudo. Cortou gratificações de todos os servidores, até algumas gratificações já garantidas por lei, impôs dois expedientes e foi cortando benefícios de toda ordem. O golpe maior foi a demissão, que dizem que gira em torno de 30 mil a 50 mil servidores, para depois colocar dentro da própria máquina do Governo uma quantidade, talvez, igual ou maior.
Justifica-se até que abriram-se outras frentes de trabalho que precisaria de servidores e o pior é que tudo isso ocorre com o beneplácito do Ministério Público, da grande maioria da Justiça e o silêncio do Tribunal de Contas para algumas ilegalidades.
Hoje está aí, o Fórum dos Servidores resistindo, cobrando e pedindo clemência para continuar a resistir ao Governo Ricardo Coutinho. A história vai provar, daqui a algum tempo, se tudo que Ricardo faz, fez e ainda fará contra os servidores do Estado, se tem o aplauso do resto da população quando ele vai pleitear a reeleição.
Eu pago para ver, porque servidor público é o primeiro que atende à população, seja em qualquer esfera, quem precisa do serviço do Estado, passa pelas mãos de um servidor e ter este grande exército, este contingente todo dizendo que não gosta do governante lá de cima é muito ruim. Mas é bom pagar para ver no que vai dar!