Paixão pelo rádio

O sertanejo que mudou a história do rádio na Paraíba

O sertanejo que mudou a história do rádio na Paraíba

Filho primogênito de dona Joana, que foi artista de circo, e de seu Nogueira, fotógrafo. Seu pai faleceu quando ele ainda era criança, e dona Joana teve que segurar a barra para criá-lo sozinha.

Com uma trajetória de vida belíssima, de bem com a vida, bem-humorado e determinado, Gutemberg é amante do futebol — e não é só de assistir, ele também joga. Solteiro e pai de dez filhos, mesmo com sua rotina cansativa, ele não dispensa um bom vinho com os amigos. Apaixonado por livros e cinema, também tem na sua lista de lazer viajar e curtir shows. Guto se descreve como um grande festeiro.

Com os olhos brilhando, “não tenho dúvidas que com os mesmos olhos daquela criança”, Gutemberg relembra sua infância e o seu primeiro dia na escola Duque de Caxias, onde era um menino curioso, inteligente e obediente.

Aos nove anos, um acontecimento marcante em sua vida foi a estreia da Rádio Difusora de Cajazeiras. Ele lembra como se fosse hoje: “jogava bola com os colegas bem embaixo da rádio e passava horas ouvindo a programação”. Foi aí que começou sua paixão! Aquele pequeno garoto juntava as crianças de sua rua, e todos brincavam de ser radialistas.

Aos dez anos, começou a vender pão doce para ajudar sua mãe. Aprendeu desde cedo a batalhar pelo que desejava, sempre com muita garra e coragem.

Aos doze anos, entusiasmado, chegou em casa e disse à dona Joana que queria trabalhar na rádio. Ela o levou à Difusora de Cajazeiras, onde o diretor explicou que ele ainda era muito jovem e só havia vaga de copeiro para entregar café. Sem pensar duas vezes, aquele menino levantou a mão e disse: “Eu quero!”.

Ele mal sabia que ali começava a escrever sua belíssima história no rádio paraibano, onde seria conhecido como O REI DO RÁDIO PARAIBANO.

Alguns anos depois, aquele pequeno garoto foi aprendendo com os mais experientes e deu início aos seus trabalhos na rádio. Gutemberg conta que enfrentou muitas dificuldades e, como repórter, já foi agredido e ameaçado. Hoje, com muitos aprendizados, o menino que veio do sertão se orgulha de sua trajetória e de todas as conquistas alcançadas até aqui.

Atualmente, seu foco principal é o Portal Polêmica Paraíba, onde comanda uma equipe de 15 pessoas. O site é hoje uma das principais referências do estado no segmento político.

O “Polêmica Paraíba”, atualmente líder no estado, foi fundado em 13 de maio de 2011 como um blog de política que se notabilizou por cobrir todos os fatos políticos de interesse geral. Além disso, o blog também se especializou em novidades do mundo tecnológico e da web. Gutemberg vibra com o trabalho e celebra cada nova fase.

Texto feito em 2018 e atualizado. Suedna Lima