As décadas de 90 e 2000, foram a epítome da explosão dos carnavais fora de época por todo o Brasil.
Capitaneados por Fortal, Carnatal e Micarande, João Pessoa também teve sua própria festa, a famosa Micaroa.
Pensando em relembrar esse marco na história cultural da nossa Capital, o Polêmica Paraíba apresenta uma matéria especial, contando ricos detalhes desse pré-Carnaval que deixou saudade nos corações pessoenses.
O COMEÇO
A primeira Micaroa ocorreu nos dias:13,14 e 15 (respectivamente: sexta, sábado e domingo) de Janeiro de 1995 e contou com dois blocos oficiais: Batuke, puxado pela banda Cheiro de Amor; e Nana Banana, puxado pela banda Chiclete com Banana.
Para a festa de 98, os organizadores quiseram inovar, ao realizar a abertura nas dependências da casa de shows Forrock, tendo como principais atrações Asa de Águia e Ricardo Chaves.
SUCESSO
Os melhores anos da festa datam entre 97 e 2002, se destacando a edição de 99, que teve uma mega estrutura com 4km de corredor, 120 camarotes, arquibancadas para 8 mil pessoas e artistas nacionais como Araketu, Jammil, Chiclete com Banana e Banda Eva, no último ano de Ivete Sangalo nos vocais do grupo baiano.
Em algumas edições, a Micaroa trouxe artistas ligados ao público infantil e gospel. A primeira foi Mara Maravilha que liderou o bloco infantil Baby Cheiro em 1996 e no ano 2000, a festa teve como um dos destaques, o trio Jesus Bom a Bessa.
DECLÍNIO E ÚLTIMA EDIÇÃO
Depois de muitos altos e baixos causados principalmente por agentes externos, que criticavam a festa pelo seu barulho e “perturbação de sossego”, a Micaroa realizou a edição de 2004, sem saber se voltaria no ano seguinte
A última edição, que ocorreu nos dias 30, 31 de Janeiro e 1 de fevereiro, só contou com quatro atrações. Crocodilo, sendo puxado por Araketu e Ricardo Chaves; Uau!, puxado pelo Babado Novo; e Nana Banana, do Chiclete com Banana.
No dia 17 de Julho de 2005 a diretoria da Planart Promoções e Eventos – empresa que promovia o evento – ainda não tinha conseguido local para a realização da micareta em face de vários fatores. Àquela época, informou-se que ela fora proibida na orla marítima por conta de inúmeras reclamações dos moradores dos bairros de Tambaú e Cabo Branco.
A CRIAÇÃO DO FEST VERÃO
Por fim a diretoria da Planart admitiu que, entre as probabilidades apresentadas, cresciam a opção de realizar a Micaroa em ambiente fechado (indoor), seguindo exemplo de outras micaretas país a fora.
No dia 18 de Novembro de 2005, foi feito o anúncio oficial do local e datas para a ‘nova’ versão da Micaroa 2006 que mais tarde, passou a se chamar: Fest Verão Paraíba.
A primeira edição foi realizada em quatro domingos consecutivos (08, 15, 22 e 29 de Janeiro – 2006) e teve como principais atrações: Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Timbalada e Banda Eva.
POSSÍVEL RETORNO
Em duas oportunidades se ventilou a possibilidade de retorno da Micaroa. A primeira vez foi no ano de 2015, quando rumores davam conta de que existiam conversas para o retorno da festa em 2016.
A campanha para o retorno da Micaroa foi tão forte, que artistas do calibre de Léo Santana e Claudia Leitte fizeram vídeos torcendo para que as conversas dessem certo e que a festa voltasse a ser realizada, mas isso infelizmente não ocorreu.
A outra ocasião onde se ventilou a volta da festa, foi no ano de 2023, quando o empresário João Gregório, dono da Arapuan e fundador da Micaroa, admitiu a possibilidade de construir uma parceria com o segmento de eventos e o setor público para o retorno da Micaroa.
O empresário ainda sugeriu que a festa fosse realizada no mês de outubro, uma vez que não entraria em choque com o calendário oficial de eventos da cidade, a exemplo do Fest Verão e Carnaval Tradição.
Após a fala de Gregório, não existiu mais nenhuma outra indicação oficial de um possível retorno da Micaroa, até a data desta matéria.
VÍDEOS DA FESTA
Para aumentar a sensação de nostalgia que essa matéria pensou em trazer para os nossos leitores, apresentamos alguns vídeos das transmissões realizada pela TV Correio nos anos 2000 e uma edição especial do TBT JPB, da TV Cabo Branco, que relembrou algumas edições da Micaroa.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba