DUAS DERROTAS POLÍTICAS PARA RICARDO COUTINHO !! Gutemberg Cardoso

HUMILHANTE

Duas derrotas políticas, na sexta-feira, o PPS e, no domingo, o PT. Os aliados do Governador amargaram derrotas fragorosas. No PPS, o candidato Douglas, prefeito da cidade de Bananeiras, teve que, humilhantemente, renunciar em plena convenção para evitar uma derrota que seria pior de todas. Ele ficaria apenas com seu voto e de poucos que restaram defendendo a tese de proximidade com o governador Ricardo e com o PSB.

RETUMBANTE

A derrota do PPS é mais simbólica ainda porque do outro lado, na Presidência, está o ex amigo intimo do Governador, hoje o seu inimigo, Nonato Bandeira, que veio de uma vitória retumbante como vice-prefeito da Capital. As consequências do PPS são devastadores porque quem estava presidindo um partido era o olheiro nacional da agremiação, ou seja, o partido tinha alguém da executiva nacional presidindo todo o processo para que não houvesse dúvida daquela vitória.

SEPULTADO

Já a derrota do domingo, sepulta o sonho de um deputado federal que, aqui na Paraíba, é como cobra de duas cabeças, está num partido que é oposição ao Governo, mas ele está defendendo o outro lado. Luiz Couto, brilhante nacionalmente, bem visto na mídia nacional, com posturas e coragem arrojadas, mas que politicamente sai do PED do PT como o maior derrotado, ele que poderia estar disputando a presidência do partido e levando, talvez, para o segundo turno, ficou na posição humilhante de terceiro colocado.

ANIQUILOU

Em alguns colégios tradicionais, a derrota de Couto foi mais humilhante ainda, quase que zerava. Ou seja, dentro do Partido a sua força se aniquilou. E agora que situação ele vai enfrentar? Pode comprometer até a sua eleição de deputado federal, que já vinha abalada por essa dúvida que ele tem.

CREDENCIADO

No mais, a vitória do grupo de Cartaxo, de Rodrigo, de Lucélio e de Charliton credencia essa tendência a querer voos mais altos, o PT quer candidatura própria ao governo do Estado, musculatura começa a ter, só falta o principal, o nome, o candidato. Também, os vitoriosos começam já a exigir, quem estiver no PSB que entregue os cargos e venha para a militância pura e simples do Partido dos Trabalhadores.

DERROTADOS

Serão atendidos nessa convocação? Ou a dissidência vai, ainda, prevalecer? É o que vamos ver no futuro. O resumo da ópera: o Governador e o PSB sofrem duas derrotas, porque volta sempre à tentativa de influenciar em outros partidos, no caso do PPS e no caso do PT fica o exemplo, os partidos que escutam e se aproximam de Ricardo Coutinho saem derrotados, os que defendem o seu nome e as suas candidaturas à reeleição, saem também humilhantemente derrotados. No PPS, a derrota é para Gilma e para Douglas. No PT, para Couto.