Trabalho e planejamento

Cícero Lucena foi o prefeito de capital com o 3º melhor desempenho no cumprimento das promessas de campanha de 2020

Cícero Lucena foi o prefeito de capital com o 3º melhor desempenho no cumprimento das promessas de campanha de 2020

O prefeito Cícero Lucena cumpriu 31 promessas de campanha eleitoral de 2020, do total de 66 avaliadas pelo levantamento realizado pelo portal G1, publicado nesta segunda-feira (30). As propostas efetivadas colocam o gestor entre os três com maior positividade dentre os temas acompanhados no período de 2021 a 2024. Vitória (ES) e Salvador (BA) atingiram 39 e 33, respectivamente.
Educação e Cultural, Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública foram as áreas com o maior número de propostas cumpridas totalmente.
Na Saúde, se destacam a implementação de prontuários eletrônicos integrados com a rede estadual, do programa Remédio em Casa, a criação do Centro de Tratamento do AVC e Infarto e a reforma do hospital Ortotrauma de Mangabeira.
Na Educação e Cultura, a conclusão das obras do Conventinho, aumento no investimento nas festas populares, realização de exames de acuidade visual e a doação de óculos para alunos com necessidades, implantação de turmas bilíngues da língua portuguesa e língua brasileira de sinais estão entre os destaques. Criar uma plataforma digital para gestão pedagógica, administrativa e financeira; ampliação dos atendimentos no Centro de Referência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a realização dos jogos olímpicos escolares complementam.
Na área de Direitos Humanos e Sociais, o prefeito estabeleceu cota mínima de 30% para mulheres nas titularidades nas habitações populares, ampliou recursos para execução da política para as mulheres que promovam equidade de gênero e empoderamento feminino; instituiu o Programa Municipal de Enfrentamento aos Homicídios da Juventude Negra; e criou projeto de lei que reserva 20% das vagas para negros e moradores de comunidades tradicionais nos concursos.
Na Segurança Pública, fez a instalação de 20 bases móveis da Guarda Civil Municipal e instalou o observatório municipal da violência urbana.
No Meio Ambiente, também criou o Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal; o Pelotão Ambiental Municipal; Elaborar e publicar o Manual Municipal de Arborização Urbana.
Na área de Esportes, foram cumpridas as promessas de incluir João Pessoa no calendário internacional de meia-maratona e maratona; e retomar e ampliar os convênios com clubes de futebol. Também criou linha de turismo para interligar parque hoteleiro aos pontos de visitação da cidade.
Fez regularização fundiária de 4 mil unidades habitacionais; implantou o programa Volta por Cima para recuperação econômica pós-pandemia e o Distrito Criativo de João Pessoa na região do Centro Histórico. Entre diversas ações de infraestrutura não previstas no plano de governo, também resolveu alagamentos no bairro Jardim Veneza.