Dentre os estados da região Nordeste, Paraíba e Maranhão se destacam como os únicos com percentual acima dos 50% de comunidades indígenas existentes localizadas em terras declaradas como reservas indígenas.
Na ocasião, nesta quinta-feira(19), o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), foi o responsável por divulgar os dados em questão.
Reservas indígenas na Paraíba
Segundo informações do Censo Demográfico 2022, organizado pelo IBGE, o Estado da Paraíba conta hoje, com 48 localidades indígenas. Em outras palavras, seriam lugares com aglomerados permanentes de 15 ou mais moradores indígenas, situadas de forma contínua, seja em áreas urbanas ou rurais. Baseado nisso, podem compreender aldeias e demais maneiras de organização socio espacial dos povos indígenas.
Ao todo, o Nordeste soma 39,06% do total de localidades fora de terras indígenas oficiais. Exceto Maranhão e Paraíba, todos os estados da região apresentaram mais da metade das localidades existentes fora de terras indígenas.
O Rio Grande do Norte tinha todas as localidades nessa situação. Nos demais os percentuais foram os seguintes: Piauí com 97,56%, Ceará com 79,50%, Bahia com 68,32%, Pernambuco com 56,97%, Alagoas com 51,22%, e Sergipe com 50,00%.