O diretório estadual do Partido Liberal (PL) na Paraíba entrou com uma ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a atualização da lista dos suplentes de deputado federal pelo partido. A ação é assinada pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Wellington Roberto.
O partido justifica que candidatos do PL a deputado federal que alcançaram a suplência em 2022 hoje não integram mais os quadros do partido. São os casos de Munique Marinho e Ilmara Nascimento, respectivamente primeira e terceira na ordem de sucessão.
Roberto questiona quem assumiria a suplência caso algum deputado federal do partido solicitasse afastamento da Câmara. Hoje o PL tem dois deputados federais paraibanos: o próprio Wellington e Cabo Gilberto.
Na ação, Wellington Roberto cita a legislação eleitoral, afirmando que candidatos que não estejam mais no partido onde disputaram as eleições perdem o direito de assumir o mandato. Ele lembrou também que o mandato na Câmara Federal é de direito da legenda e não do candidato.