O Estádio Almeidão, inaugurado no dia 09 de março de 1975, em João Pessoa, nunca pôde receber a capacidade máxima de público para o qual foi construído. Dessa forma, até pouco tempos atrás, o Corpo de Bombeiros liberava somente o laudo de permissão com restrições de público.
Neste momento, em 2024, o maior estádio da capital paraibana, enfim, conseguiu a liberação que contribui para a recepção da capacidade máxima. Porém, a ação não delimita a quantidade exata de torcedores que o Estádio poderá receber nas próximas partidas.
Segundo informações da Secretaria de Estado e da Juventude, Esporte e Lazer (sejel), o Almeidão conta alarmes para incêndio e pânico. Além disso, estão presentes também, mais saídas de emergências, sinalizadores, portões realocados, nova iluminação e demais serviços de segurança.
“Ano após ano, o torcedor ficava sempre na apreensão com receio do Almeidão ter restrição de público nos jogos, sempre havia termos de ajustamento de conduta (TACs) que eram assinados, mas agora, de fato, a aprovação está cem por cento no que diz respeito ao Corpo de Bombeiros. Tudo foi graças ao trabalho intenso para não só corrigir o que era necessário, como também realizar aquisição de equipamentos e várias outras intervenções feitas nessa praça esportiva“, disse Lindolfo Pires, secretário da Juventude, Esporte e Lazer.
Do que se trata o laudo
O Corpo de Bombeiros funciona como uma instituição auxiliar do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba (Nudetor). Assim, emite o laudo de segurança destinado às competições esportivas, sendo este uma exigência legal para que um estádio possa sediar eventos.
Por outro lado, além do laudo do Corpo de Bombeiros, as autoridades responsáveis devem descrever o local em suas características físicas, tanto positivas, quanto negativas que influenciem diretamente na segurança dos usuários.