Em forma de retrospectiva, o Polêmica Paraíba destaca os principais momentos do futebol brasileiro durante todo o ano de 2024. Assim, iremos relembrar as conquistas dos times brasileiros, tanto nacional, quanto internacionalmente. Da mesma forma, o desempenho dos clubes paraibanos nas grandes competições do país.
Libertadores
Contando com um investimento relativamente alto, o Botafogo, ao reunir craques como Tiago Almada e Luiz Henrique, conseguiu vencer a tão sonhada Glória Eterna. Dentre os clubes do chamado “G12”, o alvinegro carioca se tornou o último deles a conquistar a América. A princípio, passou pela fase da pré-libertadores, superando Aurora e Bragantino. Na sequência, já na fase de grupos, se classificou em segundo, tendo pela frente Junior Barranquilha, LDU e Universitário.
Por outro lado, no mata-mata, avançou por grandes nomes do continente, a exemplo de Palmeiras, São Paulo e Peñarol. Quando chegou a final, disputada em Buenos Aires, na Argentina, enfrentou o Atlético-MG, de Hulk e companhia.
Na ocasião, bateram o Galo pelo placar de 3 a 1, conquistando seu primeiro título da Libertadores da América. Com relação aos números, o que impressiona é o artilheiro da competição, Júnior Santos. O camisa 11 terminou o torneio com 10 gols.
Brasileirão
Após se recuperar do vexame do ano passado, o Botafogo, na última temporada, conseguiu o tão sonhado tricampeonato brasileiro. Desde o início, o Glorioso já dava indícios de que voltaria a competir de igual para igual com o Palmeiras.
Dessa forma, permanecendo na liderança desde a 25ª rodada, e, apesar de ter sido superado pela equipe paulista na 35ª, retomou o primeiro lugar até o fim do campeonato.
Importante ressaltar, que o fogão não erguia a taça desde 1995, quando ainda tinha a sua disposição, craques como Túlio Maravilha. Com a conquista da Libertadores e do Brasileirão na mesma temporada, o time se iguala ao Santos de Pelé e o Flamengo de 2019, como os únicos clubes com esse feito na história.
Copa do Brasil
Acima de tudo, a conquista da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2024 se eternizou na galeria de troféus do clube. Afinal, o rubro negro carioca se tornou pentacampeão do torneio ao vencer o Galo, tanto na ida no Maracanã, quanto na volta, disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte.
No Rio de Janeiro, o Mengão venceu com dois gols de Gabigol e um de Arrascaeta, Alan Kardec, para o Atlético, diminuiu, fechando o placar em 3 a 1. Em BH, mais uma vitória carioca, dessa vez, com um gol de Plata, ao final do segundo tempo, marcador final, 4 a 1 Flamengo.
Desempenho dos times paraibanos
- Sousa
Surpreendendo toda a mídia nacional, a equipe do Sousa, ainda na primeira fase da Copa do Brasil, superou o maior campeão do torneio, o Cruzeiro. Naquela oportunidade, chovia muito nos sertão, o que contribuiu para o dinossauro, que jogava em casa e conhecia o gramado, fazer 2 gols e avançar de fase, eliminando um gigante do futebol brasileiro.
Porém, passando da segunda fase contra o Petrolina por 1 a 0, parou no Red Bull Bragantino do ex-técnico, Pedro Caixinha. Na Paraíba, o Dino empatou com o adversário em 1 a 1. Mas terminou perdendo pelo placar de 3 a 0 em Bragança Paulista, o que encerrou o sonho de chegar nas oitavas de final da Copa.
Por outro lado, se tornou o campeão paraibano de 2024, após empate no sertão em 0 a 0 e outro empate em 1 a 1, em João Pessoa, onde enfrentou o Botafogo-PB. Com o resultado, a decisão foi para os pênaltis, vencendo por 4 a 3.
- Botafogo-PB
Na série C depois de 11 anos, o Botafogo-PB finalizou a primeira fase em primeiro lugar, com 41 pontos e apenas duas derrotas. Contudo, novamente, ao jogar no quadrangular final, ficou pelo caminho, permanecendo em terceiro do grupo A, que reuniu equipes como Volta Redonda, Remo e São Bernardo.
Importante ressaltar que, nesta última etapa, o belo venceu apenas uma vez, somando, ao todo, 3 derrotas, fato que o impediu de assegurar o acesso para a série B.
- Treze
Ao avançar em primeiro do seu grupo na série D, o Treze se classificou para a segunda fase da competição, onde teve pela frente o ASA de Arapiraca. Assim, depois de um empate em 1 a 1 em Alagoas, o Galo da Borborema viajou para Campina Grande, afim de conquistar o acesso para a próxima fase. Em casa, o alvinegro paraibano aplicou 3 a 0, mantendo viva, até aquele instante, a esperança do acesso para a série C.
Na sequência, chegando nas oitavas de final, enfrentou o Altos do Piauí no estádio adversário, e lá venceu pelo placar mínimo de 1 a 0. Já na Rainha da Borborema, o Treze perdeu no tempo normal por 2 a 1, resultado que levaria a partida para os pênaltis. Apesar disso, o Galo ganhou por 5 a 3.
Entretanto, quando chegou nas quartas de final, etapa que definiria se iria para a divisão de cima ou não, perdeu para o Itabaiana no primeiro jogo por 3 a 1. Consequentemente, ao empatar em 0 a 0 em casa, terminou 2024 sem faturar aquilo que mais sonhava, jogar a série C em 2025.