Pesquisa

Genial/Quaest: Lula é aprovado por 52% da população - VEJA OS NÚMEROS

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por um pouco mais da metade dos eleitores brasileiros.

Foto: Reuters/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

O trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por um pouco mais da metade dos eleitores brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Quaest, divulgada nesta quarta-feira (11/12), a gestão do petista é aprovada por 52% e reprovada por 47%.

Outros 1% dos entrevistados não sabem ou não responderam. A margem de erro do levantamento dezembro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa divulgada em 2 de outubro, a aprovação do trabalho do presidente oscilou um ponto percentual para cima, pois antes era 51%, enquanto a reprovação oscilou dois pontos (era 45%).

DIVISÃO ENTRE REGIÕES

O trabalho de Lula tem maior aprovação na região Nordeste, com 67% e 32% reprovação. No Sudeste, 53% reprovam o presidente e 44% aprovam. No Centro-Oeste e no Norte, a reprovação chegou a 50% e a aprovação marcou 48%. No Sul, a desaprovação de Lula é de 52% e a aprovação é de 46%.

Entre os seis estados cujos eleitores foram ouvidos nesta rodada, as maiores variações em relação à pesquisa mais recente, feita em abril, aconteceram em Pernambuco, onde a aprovação do trabalho do presidente Lula recuou de 73% para 65% e a desaprovação avançou de 27% para 33%; em São Paulo, com avanço de 48% para 55% na desaprovação e queda de 50% para 43% na aprovação; e em Goiás, também com grande aumento da desaprovação e recuo na aprovação.

DIVISÃO ENTRE GÊNEROS

Entre as mulheres, Lula é aprovado por 54% e reprovado por 44%. Já entre os homens, o presidente tem 49% de aprovação e reprovação de 50%. Além disso, Lula é aprovado por 63% dos eleitores entrevistados que têm renda familiar de até dois salários mínimos e reprovado por 34%.

DIVISÃO SALARIAL

Entre os que recebem mais de cinco salários mínimos, a reprovação é de 59% e a aprovação, 39%. No eleitorado católico, a aprovação do presidente é de 56% e a reprovação é de 42%. Entre os evangélicos, a reprovação é de 56% e a aprovação é de 42%.

ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

O principal destaque é a avaliação do pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil é aprovada por 75% dos eleitores.

O índice de aprovação é superior a 70% entre os que votaram em Lula, em Bolsonaro e também entre os que votaram em branco, anularam ou se abstiveram. 61% dos entrevistados acreditam que serão beneficiados pela mudança, seja pessoalmente, seja através de alguém da família.

Fonte: Correio Braziliense
Créditos: Polêmica Paraíba