Padroeira

Nossa Senhora da Conceição: Confira história do feriado que é celebrado em Campina Grande e João Pessoa

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

Neste domingo (08), a Igreja Católica celebra um importante título da Virgem Maria, a Imaculada Conceição. No estado da Paraíba, apenas Campina Grande, que tem a santa como padroeira, e João Pessoa, celebram sua memória. Dentre os motivos para isso, está o fato de que os feriados religiosos devem vir através de decretos municipais.

Assim, por se tratar de uma data de caráter religioso, cada município deve, conforme lei municipal específica, estabelecer folga para os cidadãos ou não.

História em Campina Grande

Na Rainha da Borborema, a história do feriado remonta séculos atrás, datado de 1769. Naquela época, era criada, maneira oficial a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Na sequência, a santa foi consagrada como padroeira da cidade. Até hoje, toda a região para, afim de celebrar a padroeira.

Tempos depois, em 2019, o prefeito daquele ano, Romero Rodrigues, inseriu, por meio de lei complementar federal, o dia 08 de dezembro como feriado municipal. Assim, estabeleceu Nossa Senhora da Conceição como padroeira do Município de Campina Grande, onde ocorrem, desde então, quermesses, apresentações culturais, procissões, missas, etc.

Feriado em João Pessoa

Já na capital paraibana, a data terminou sendo incluída nos quatro feriados religiosos que cada cidade brasileira tem direito a decretar. Acima de tudo, conforme legislação federal, cada município deve, junto de sua prefeitura, indicar quatro feriados religiosos da região. Dessa forma, o Governo Municipal,  através da Lei 8.805 de 23 de junho de 1999, definiu em João Pessoa o dia de folga.

Por outro lado, outras cidades consideram o dia 08 de dezembro como ponto facultativo. Isso quer dizer que, a depender de cada estabelecimento, pode ou não acontecer a dispensa do expediente e serviços.

Porém, nos últimos anos, o Governo do Estado, vem determinando ponto facultativo em homenagem à Santa, fazendo com que repartições públicas não funcionem durante o dia 08.

Programação Religiosa em Campina Grande

Devido ao fato de se tratar da padroeira da cidade, a Diocese de Campina Grande, desde a sexta-feira(29), vem realizando a festa religiosa em louvor à Nossa Senhora. A ação encerra neste sábado (07).

Já no domingo(08), terão duas missas, com a primeira sendo às 07h e a segunda às 10h. Em seguida, às 16h, haverá a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da Rainha da Borborema.

Por fim, às 17h, Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano da cidade, decreta o encerramento das festividades no Parque do Povo.

História da Santa

A História do título de Nossa Senhora da Conceição, está ligada à Imaculada Conceição da Virgem Maria, que significa, em suma, que Deus a preservou do pecado original desde o seu nascimento.

No decorrer do século XV, o dogma já era celebrado entre os fiéis. Entretanto, somente em 1854, através do Papa Pio IX, houve a promulgação. Oficialmente, a Igreja Católica recorda da data em seu calendário desde 1477, quando o Papa Sisto IV ordenou que tivesse um festejo em honra a santa.

No Brasil, seu legado é de igual importância, já que, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, conta com o título da Imaculada Conceição em seu nome. Os devotos da santa propagam sua fé não somente através da oração, como também, de festas e tradições populares, a exemplo do Nordeste, onde é comum ver esse tipo de celebração