A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai conceder a Medalha do Mérito da cidade de João Pessoa e o Título de Cidadão Pessoense ao jornalista e escritor Luiz Gonzaga Rodrigues. A propositura é do vereador Bruno Farias (PSS) e a solenidade será realizada nesta quarta-feira (6), às 15h, no plenário Senador Humberto Lucena da Câmara Municipal de João Pessoa.
“A Medalha do Mérito da cidade de João Pessoa é a mais alta condecoração do Regimento Interno da Casa e Luiz Gonzaga Rodrigues demonstra, com sua história, ser merecedor dessa honraria”, disse Bruno.
Bruno, em sua justificativa, fez um relato da trajetória de Gonzaga Rodrigues, que nasceu em Alagoa Nova e chegou a João Pessoa no ano de 1951 para morar.
Gonzaga Rodrigues teve sua primeira carteira assinada em O Norte, depois de atuar três anos como revisor. Seu ingresso no jornal A União se deu alguns anos depois de chegar a João Pessoa, onde trilhou seus primeiros passos como repórter, redator e secretário de redação e consolidou sua carreira.
Passou também pela redação do Jornal Correio da Paraíba, onde criou a coluna Café Pequeno. No ano de 1994 retornou ao O Norte, onde permaneceu escrevendo crônica diária, até que foi para o Jornal da Paraíba, onde escreve três crônicas semanais.
Dono de um texto inconfundível pode ser incluído no time de cima desse gênero de literatura no país. Somente não se fez nacional porque preferiu permanecer na Paraíba, vivendo e amando sua paisagem e sua gente, das quais se tornou principal porta-voz.
Gonzaga tem procurado, ao longo das mais de cinco décadas atuando em jornais, ser uma voz na tentativa de efetivar essa aproximação: jornal e livro. Leitor de jornal com leitor de livros.
A literatura de Gonzaga Rodrigues, toda fornada por crônicas, foi responsável por levá-lo à imortalidade na Academia Paraibana de Letras, em agosto de l993 e a ser distinguido pela UFPB como Doutor Honores Causa. Na Academia Paraibana de Letras ocupa a cadeira de Allyrio Wanderley.
Gonzaga também dirigiu a Imprensa Universitária, foi Secretário de Comunicação do Estado e do Município, presidente da Associação Paraibana de Imprensa por duas vezes e presidente da Academia Paraibana de Letras.