Opinião

Especulação para 2026: Para o Senado, João e Aguinaldo; Governador, Adriano Galdino - Por Gildo Araújo

A política é tão dinâmica e especulativa que até os principais protagonistas ficam investigando, vendo e ouvindo as opiniões dos analistas

Especulação para 2026: Para o Senado, João e Aguinaldo; Governador, Adriano Galdino - Por Gildo Araújo

A política é tão dinâmica e especulativa que até os principais protagonistas ficam investigando, vendo e ouvindo as opiniões dos analistas políticos para melhor se posicionarem diante possíveis conjecturas para as eleições de 2026.

Evidentemente, isso acontece em qualquer panorama político, seja nacional, regional ou até mesmo estadual. No caso específico da Paraíba, nos últimos meses, vem se evidenciando que dentro do grupo do governador João Azevedo (PSB), vem existindo um melhor alinhamento entre Adriano Galdino (Republicanos) com os Ribeiros, mesmo sabendo das rusgas até então existentes.

O reflexo disso tem sido visto quando o partido Republicanos, leia-se Adriano Galdino, que tem sido um interlocutor bastante eficaz, de repente passou a trocar fidalguia com o vice-governador Lucas Ribeiro (Progressistas). Basta observar os dias em que o presidente da Assembleia Legislativa ficou no cargo, sempre agradecendo de forma harmônica ao governador João Azevedo e essencialmente ao vice-governador, o que transparece que já há um entendimento mais consistente visando a união do grupo situacionista para o próximo pleito.

Diante desse comportamento que vem sendo desenhado já há quem especule um cenário mais aguçado para 2026 com uma chapa composta por Adriano Galdino para governador, João Azevedo e Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) para o Senado Federal, Daniella Ribeiro (PSD), para deputada federal, restando apenas a vaga na chapa do vice-governador, e os suplentes de senadores para serem negociadas com outros partidos, inclusive, o Partido dos Trabalhadores.

Tudo isso só será possível com Lucas Ribeiro assumindo o governo da Paraíba até o dia 31 de dezembro de 2026, algo que já deve estar sendo trabalhado pelas principais lideranças que formam o grupo do governador João Azevedo, que só deixará o cargo para a disputa se sentir segurança dos acordos a serem feitos; do contrário, poderá haver uma grande reviravolta e os rumos da campanha tomarem outro destino.

A verdade é que se a chapa para 2026 for composta por Adriano Galdino para governador, João Azevedo e Aguinaldo Ribeiro senador, a eleição de 2026 tem tudo para ser vitoriosa, pois o grupo conta com a maioria dos deputados estaduais e federais do Estado, o que pode contar com o apoio de quase todos os prefeitos municipais, e assim proporcionar maior chance de êxito do grupo governista.

Que as oposições se preparem, porque o grupo governista parece que vem para triunfar mais uma vez, o que colocaria em xeque a situação das oposições no Estado da Paraíba. 

Quem viver, verá!

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Polêmica Paraíba