A distribuição de vagas em Assembleias, Câmaras muitas vezes deixa nomes com votações expressivas na suplência, enquanto que no caso do Senado, os suplentes fazem parte da chapa e são eleitos junto aos vencedores.
Muitas vezes os titulares tiram licenças para que os suplentes possam assumir o mandato, por motivos diversos, que passam por descanso, novos cargos e acordos partidários.
Nessa matéria o Polêmica Paraíba irá apresentar os casos em que Senadores e Deputados Federais do nosso estado, deram chance para que os suplentes pudessem assumir o cargo.
SENADORES
Os três Senadores paraibanos tiraram licenças em algum momento durante os seus mandatos.
Efraim Filho foi o último da nossa lista a protocolar uma licença. O líder do União Brasil, deixou o Senador no dia 20 de Junho, para se dedicar às eleições municipais deste ano.
Quem assumiu o mandato foi André Amaral, que ficou no cargo até 17 de outubro.
O mesmo motivo dado por Efraim foi o que fez com Veneziano se afastasse do Senado, durante o período eleitoral de 2020, ficando fora entre 23 de setembro a 21 de janeiro de 2021, dando a vez para o ex-Senador Ney Suassuna.
Daniella Ribeiro tirou uma licença durante o mesmo período de Veneziano, mas disse que motivos pessoais foram a que a levaram a tomar essa decisão, abrindo espaço para o Secretário Municipal da Capital, Diego Tavares.
DEPUTADOS FEDERAIS
Se no caso do Senado, todos os nossos representantes protocolaram pedidos de licença, na Câmara Federal, apenas três dos 12 Deputados, deixaram o cargo para que os suplentes assumissem os mandatos.
Mersinho Lucena decidiu deixar o mandato na Câmara em julho deste ano, para assumir o planejamento da campanha de reeleição do Pai, o Prefeito Cícero Lucena.
Quem assumiu o mandato foi a Vereadora Eliza Virgínia, que ficou em Brasília, até o começo deste mês.
Ruy Carneiro foi outro que deixou o mandato para focar suas atenções nas eleições deste ano, mais precisamente na disputa pela Prefeitura da Capital, pleito que acabou ficando na terceira colocação.
Quem assumiu o mandato foi o ex-Deputado Leonardo Gadelha, que ficou na Câmara entre Junho e Outubro.
O caso de Wilson Santiago é diferente dos outros citados na nossa matéria. O Deputado solicitou uma licença no dia 26 de dezembro de 2023, para assumir o cargo de Secretário de Representação Institucional do Governo do Estado em Brasília.
O ex-Deputado Raniery Paulino ficou na Câmara entre 5 de Janeiro e 9 de Maio deste ano.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba