Polêmica

Diplomatas consideram falas de Janja sobre Elon Musk uma "pisada de bola"; confira

Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

Diplomatas ouvidos pelo jornal O Globo classificaram as declarações da primeira-dama, Janja da Silva, sobre Elon Musk, dono da plataforma X, como uma “pisada de bola”. Apesar disso, destacaram que o discurso posterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou uma tentativa de amenizar o impacto.

Integrantes do Itamaraty acreditam que a situação pode representar mais um desafio no esforço para fortalecer as relações entre o governo Lula e a futura administração de Donald Trump nos Estados Unidos. Trump, além de ser aliado de Musk, anunciou que pretende nomear o bilionário para chefiar o Departamento de “Eficiência Governamental” de sua gestão.

Durante um evento do G20 voltado ao combate à desinformação, Janja, ao ser interrompida pelo som de uma buzina de navio ao fundo, brincou: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, f**k you, Elon Musk”. Em resposta, Musk afirmou que “eles vão perder a próxima eleição”.

No mesmo dia, em outra ocasião, Lula reforçou um tom conciliador ao abordar o tema da Aliança Global Contra a Fome. “Essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, e trazer junto quem ainda não tem o que comer”, disse o presidente.

A assessoria de Janja informou que ela não comentará o ocorrido, e o Itamaraty também não se manifestou.

Apesar da controvérsia no âmbito diplomático, ministros do governo Lula saíram em defesa da primeira-dama. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), escreveu nas redes sociais:
“A verdade é que a Janja falou o que estava preso em nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional.”

Com informações de Terra