Procurado

Polícia Federal prende condenado do 8 de janeiro que fugiu para a Argentina

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No último sábado (09), no Paraná, a Polícia Federal prendeu mais um condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após participação nos atos do 8 de janeiro de 2023 que estava foragido.

Em Abril deste ano, o homem havia fugido para a Argentina, e quando retornou para o Brasil, policiais o encontraram na cidade de Cascavel. A captura ocorreu logo depois de uma denúncia, que comunicou a presença do acusado na região.

Por outro lado, o Ministro do STF, Alexandre de Moraes, estabeleceu, após solicitação da PF, a extradição de 63 brasileiros envolvidos nos ataques golpistas foragidos na Argentina.

Além disso, o governo argentino, em julho deste ano, enviou ao Brasil, uma lista, contendo o nome de 60 pessoas procuradas pela Justiça Brasileira.

O GLOBO mostrou que os investigados e condenados pelos atos golpistas usaram vias fluviais e terrestres, incluindo longos deslocamentos a pé, para escapar da Justiça brasileira e buscar abrigo em países vizinhos, especialmente na Argentina.

Até o presente momento, o STF condenou 265 pessoas que fizeram parte dos atos do 8 janeiro. Destas, 223 receberam a sentença por crimes mais graves, como depredação do patrimônio.

Por fim, o Supremo validou também, acordos com 476 acusados e absolveu quatro pessoas. Até o dia 18 de novembro, mais 15 pessoas serão julgadas pelos crimes mais leves após se recusarem a firmar acordos.