A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira(07), deflagrou a Operação Ajuba, com objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de ouro na cidade de Princesa Isabel. A ação investiga a influência de associações criminosas que vêm atuando na exploração ilegal de ouro na região.
Até o momento, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, expedidos pela 11ª Vara Federal no estado da Paraíba.
No município, a extração do minério ocorre desde 2012, utilizando, no processo, produtos químicos, a exemplo do mercúrio e cianeto. No entanto, estes materiais não causam somente problemas para a saúde, como também, poluem o meio ambiente.
Dessa forma, todos os envolvidos podem responder pelos crimes de exploração ilegal de minério, usurpação de patrimônio da União e associação criminosa.
De acordo com o levantamento do Portal Transparência de Ouro, no Brasil, existem 1.943 títulos para mineração de ouro validados. A entidade responsável, a Agência Nacional de Mineração (ANM), porém, afirma que apenas 185 (9,5%), estão em conformidade com os critérios oficiais.