Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Passada as eleições do 2º turno em João Pessoa e Campina Grande, com a reeleição dos atuais prefeitos Cícero Lucena(PP) e Bruno Cunha Lima(UB), o que se observa nos bastidores da política paraibana é que já começaram as especulações e os primeiros passos para as eleições estaduais de 2026. Governo e oposição já contabilizam a quantidade de prefeitos eleitos e prováveis aliados para 2026, bem como, seus possíveis candidatos ao governo do estado.
Pelo governo, temos quatro nomes para governador: Lucas Ribeiro(PP), Deusdete Queiroga(PSB), Adriano Galdino(REPUBLICANOS) e Cícero Lucena(PP). Aqui Lucas e Cícero estão no mesmo partido e se assim se mantiverem, apenas um participará da chapa majoritária. Pela oposição, também temos quatro nomes para governador: Efraim Filho(UB), Pedro Cunha Lima(PSDB), Romero Rodrigues(PODEMOS) e Bruno Cunha Lima(UB). Aqui Efraim e Bruno também estão no mesmo partido e se assim se mantiverem, apenas um participará da chapa majoritária.
A grande questão é saber se o governador João Azevedo(PSB), deixará o governo em abril de 2026 para ser candidato ao Senado Federal. Se João sair do governo, o jovem Lucas Ribeiro(PP), assumirá em definitivo o governo do estado e é candidatíssimo à sua própria reeleição para governador, com João para senador e a outra vaga para o Senado e a de vice-governador ficarão em tese abertas para os partidos REPUBLICANOS e PSB.
Mas se João Azevedo decidir ficar no governo até o final de seu mandato, o jovem Lucas Ribeiro continuará como vice-governador na chapa do candidato de João ao governo do estado, que a preço de hoje poderá ser Adriano Galdino, Cícero Lucena e/ou Deusdete Queiroga. Na visão do galdinista, seja qual for a decisão do governador em ficar ou sair do governo em 2026, haverá importantes rompimentos políticos na base do governo.
De todos os aliados governista, o partido REPUBLICANOS já está com um pré-candidato a governador na praça, me refiro ao deputado estadual Adriano Galdino, que não esconde de ninguém o seu desejo de disputar o governo do estado em 2026 e que já anda pelos municípios em busca de apoio e com muita disposição para enfrentar a peleja que se aproxima. Vale lembrar que Adriano é do partido do deputado federal Hugo Motta, que será o próximo presidente da Câmara dos Deputados e com isso, fortalecerá ainda mais as pretensões de Adriano rumo ao governo do estado em 2026.
Por outro lado, a oposição também vem forte com o senador Efraim Filho(UB) como possível candidato ao governo do estado e que igualmente ao deputado Adriano Galdino, já está com o seu nome na praça. Então, a preço de hoje temos dois pré-candidatos ao governo do estado com seus nomes já percorrendo o estado em busca de apoios e votos, são eles Adriano Galdino pelo governo e Efraim Filho pela oposição. Porém, como a política é muito dinâmica, não se surpreendam se os mesmos estiverem juntos mais uma vez nas eleições estaduais de 2026. O fato é que 2026 já começou e vamos acompanhar os acontecimentos. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!