Educação midiática

2ª Semana de Educação Midiática discute como diferentes realidades se relacionam com a informação nos meios digitais

O evento se integra à Media and Information Literacy Week 2024 da UNESCO, consolidando a posição do Brasil no debate global

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A 2ª SBEM é uma realização da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom PR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com a Unesco e apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além de parceiros da sociedade civil. Este ano aborda o tema “Conectando territórios e diversidades” e terá uma agenda de atividades híbridas ligadas ao assunto ao longo da semana. O evento se integra à Media and Information Literacy Week 2024 da UNESCO, consolidando a posição do Brasil no debate global sobre Alfabetização Midiática e Informacional.
 

Na programação, estão previstas mesas de discussão, oficinas digitais de práticas de educação midiática, painéis sobre o papel da comunicação pública na promoção da educação midiática e sobre como identificar o jornalismo de qualidade, além de espaços de discussão com parceiros da França, da Dinamarca e do Reino Unido.

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, João Brant, resumiu a abertura como um dia de celebração e agradecimento. “Hoje é um dia para nós de celebração e agradecimento a todos os parceiros do governo, da sociedade civil e da Unesco que fazem essa política possível. Estamos aqui celebrando um conjunto de ações que estão sendo concretizadas desde o ano passado e que vão ser formalizadas agora. Nós tínhamos uma opção de começar definindo uma regra e depois correr atrás para implementação ou começar testando a implementação e depois transformar em um decreto ou algo do tipo. E ao optar por esse segundo caminho a gente aposta na solidez, em construir antes as ações e dar a elas formato de politica pública”, destacou.

“Acho que o esforço que a gente está fazendo aqui não é algo que modifica o que vai acontecer amanhã ou daqui a três meses, mas é algo que busca modificar a desorganização que o nosso tecido social hoje enfrenta, e que hoje marca a formação nossa como sociedade”, conclui Brant.

CONSENSOS — Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Katia Schweickardt, a educação e o conhecimento são ingredientes fundamentais para se construir uma sociedade mais compreensiva e amorosa. “O desafio que está posto para todos nós é como é que a gente consegue criar novos consensos para se manter como sociedade. E para proporcionar isso às nossas crianças, adolescentes, jovens e os idosos que estão nesse mundo digital também”, apontou.

Ela acrescenta que o Brasil passa por um momento de redefinição do conceito de comunidades, que afeta a formulação das identidades individuais. “Imagina o que está acontecendo com a nossa juventude preta que era excluída da escola: 73% dos nossos estudantes beneficiários do Pé-de-Meia são pretos e pardos. Eles eram os ‘expulsáveis’ da escola. Eles nem sabem direito qual é o seu lugar no mundo, mas a Internet começou a dizer que ele pode ser de um lugar que ele nem sabia onde era fisicamente”, explicou a secretária. “Penso que a gente está junto no momento certo, na hora certa”, sintetizou, sobre a parceria entre a Secom e o MEC na pauta da educação midiática.

Assessoria