Prêmio AETC 2013 vai ser lançado quinta e homenageia Edilane Araújo e Lena Guimarães

download (27) download (26)
As jornalistas Edilane Araújo e Lena Guimarães são as homenageadas do Prêmio AETC-JP de Jornalismo em sua 12ª edição, que se efetiva neste ano de 2013. O lançamento oficial deste certame acontece nesta quinta-feira na API – Associação Paraibana de Imprensa – em solenidade marcada para as 9 horas, antecedida por um “café da manhã” servido a partir das 8 horas.
         Durante essa solenidade a AETC, por seu diretor institucional, Mário Tourinho, prestará as informações quanto ao formato dessa nova edição deste Prêmio de Jornalismo que já ganhou o cognome de “O Oscar da Imprensa Paraibana”.
 Da parte da imprensa paraibana, sobretudo a pessoense, havia muita expectativa quanto à realização ou não do Prêmio AETC de Jornalismo de 2013, tendo em vista que nos anos anteriores a solenidade de lançamento sempre se dera no mês de setembro. Neste aspecto, o próprio representante da AETC, Mário Tourinho, assim como sua assessora de imprensa, jornalista Eliane Sobral (da News Comunicação), mantiveram-se silenciosos sobre o assunto como a indicar que em 2013 não houvesse este certame em razão da própria conjuntura nacional e seus reflexos críticos sobre o setor de transporte coletivo urbano, vez que a AETC faz parte deste segmento.
         No entanto, em reunião realizada no recente dia 23, os dirigentes das empresas associadas à AETC (Mandacaruense, Reunidas, Santa Maria, Marcos da Silva, São Jorge e Transnacional), apreciando exposição feita pela diretoria institucional da entidade, decidiu que, mesmo diante de todos os problemas que o setor tem enfrentado neste ano, não poderia faltar com a realização do evento através do qual anualmente tem homenageado e incentivado o talento dos profissionais da imprensa paraibana.
As homenageadas do ano
 
         Na reunião realizada no último dia 23, os dirigentes das empresas de transportes coletivos urbanos de João Pessoa não só aprovaram a realização da edição 2013 do Prêmio AETC de Jornalismo, mas também homologaram os nomes das duas jornalistas a serem homenageadasLena Guimarães e Edilane Araújo.
         Conforme o expediente oficial com o qual foi comunicado às homenageadas que neste ano 2013 o Prêmio AETC de Jornalismo têm seus nomes, essa escolha dá-se, em um primeiro momento, “por um seleto grupo de jornalistas que muito contribui na organização do certame”.
            Depois, essa escolha é levada à homologação pelo colegiado formado pelos representantes das empresas associadas à AETC.
         Ainda de acordo com o mesmo expediente oficial, “A concepção da homenagem, conferindo-a simultaneamente a duas competentes profissionais da imprensa paraibana, tomou por inspiração que o ano cultural de João Pessoa foi iniciado homenageando a duas mulheresElba Ramalho e Kátia de França. Ao encerrarmos, este ano, os eventos jornalísticos que o são também culturais, nada mais apropriado que se o faça com a homenagem a duas outras extraordinárias mulheres: Edilane Araújo e Lena Guimarães”.
          Ao liberar a informação de realização do Prêmio AETC de Jornalismo 2013, o diretor da entidade, Mário Tourinho, enfatizou o especial apoio que em todos estes doze anos tem recebido da API (Associação Paraibana de Imprensa) e do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, seja em sua organização, seja na própria realização. E finalizou dizendo que nesta quinta-feira, no lançamento do certame, além da saudação às jornalistas homenageadas, informará sobre o período de inscrições das reportagens, as categorias e respectivas premiações, assim como sobre a data e local da solenidade de premiação.