Manifesto pela PEC 555 no Castro Pinto

Por Aline Lins

Amanhã, Dia do Servidor Público, entidades representativas dos servidores farão um manifesto na área de embarque do Aeroporto Castro Pinto, para pedir aos parlamentares paraibanos a adesão e assinatura da PEC 555/2006, que trata da extinção da contribuição previdenciária para os servidores aposentados e pensionistas. O dia foi escolhido como o Dia Nacional de Mobilização pela Aprovação da PEC 555/2006. A movimentação acontecerá entre meio-dia e 14h, horário de saída dos voos de João Pessoa para a capital federal, Brasília. O foco é buscar o apoio dos parlamentares paraibanos. A mobilização é organizada por várias associações de auditores fiscais, como ANFIP, APFIP, AAFIT/PB e Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas. Eles querem que a Câmara leve a matéria a votação em plenário.


E a ‘Lei das Permutas’?

A oposição nem se lembra mais, embora caiba a ela cobrar. O governo do Estado ainda não encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei regulamentando as hipóteses de dispensa de licitação para bens móveis e imóveis nos casos de permuta. A recomendação é do TCE, decorrente do processo da permuta dos terrenos da Acadepol.
Audiência da LOA
A audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA 2014) está marcada para terça-feira, às 8h, na Assembleia Legislativa da Paraíba. A audiência acontece no âmbito da Comissão de Orçamento. Os defensores públicos vão estar lá.
Bons conselhos
Buba Germano disse que este ano os municípios têm que criar o Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2017, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), e que os prefeitos poderão planejar a redução da despesa com pessoal e aumentar custeio e investimento.

Fomenta Paraíba
Uma delegação de prefeitos da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap), participa na próxima terça-feira, em Recife (PE), do VI Fomenta Nacional, que acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. No Estado, o Fomenta Paraíba acontecerá em Campina Grande, de 19 a 20 de novembro.
No tce

O TCE analisa denúncia de irregularidades em dois contratos da Emlur por dispensa de licitação, já na gestão do superintendente Anselmo Castilho. O voto do relator, conselheiro Fernando Catão, é pela procedência da denúncia em face da irregularidade, bem como para aplicar multa a Castilho, com remessa de cópia dos autos ao MPPB para providências. O julgamento do processo foi adiado na última quarta-feira por um pedido de vistas do conselheiro Arthur Cunha Lima.
Marcha à ré
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) recebeu logo de início cinco parlamentares da CMCG. Mas um deles, Hércules Lafite (ex-PSC), decidiu voltar ao partido de origem. Primeiro com medo de ser cassado; segundo, pela promessa de presidir a legenda; e terceiro, pela possibilidade de ser secretário quando Guilherme Almeida (Agricultura de CG) for disputar reeleição na ALPB.