Opinião

GALDINIANA: O 1º desenho da chapa de oposição para 2026 – Por Rui Galdino

GALDINIANA: O 1º desenho da chapa de oposição para 2026 – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Passado o 1º turno das eleições municipais e já definidos os prefeitos eleitos e reeleitos em 221 cidades do estado, resta saber qual será os resultados das eleições com relação aos municípios de João Pessoa e Campina Grande nesse 2º turno. Todo o estado da Paraíba está ansioso e acompanhando atentamente a campanha eleitoral na Rainha da Borborema e na capital, os dois maiores colégios eleitorais do estado, que de acordo com os resultados do pleito do 2º turno,

O galdinista vem dizendo a muito tempo que o governador João Azevêdo(PSB), ficará no governo até o final de seu mandato, portanto, não será candidato a nada em 2026. Mas como toda regra tem exceção, só tem uma maneira de João deixar o governo e ser candidato ao Senado, ou seja, caso o prefeito Cícero Lucena(PP), seja reeleito em João Pessoa e o médico Jhony Bezerra seja eleito em Campina Grande. Porém, se houver alguma surpresa nesses dois municípios desfavorável ao governo do estado, e já conhecidos os resultados do 1º turno na Paraíba, João Azevedo FICARÁ SIM, no governo até o final de seu mandato.

O grande desafio é saber como vai ficar o relacionamento político do governador com os partidos PP, PSD e REPUBLICANOS em 2026. Hoje estão todos unidos, porém, já começaram os graves problemas com as deputadas do PP a exemplo de Jane Panta e Dra. Paula. Dizem que os deputados Júnior Araújo, Galego de Souza, Eduardo Brito e Luciano Cartaxo, também estão arrumando as malas a caminho da oposição e que ainda tem outros deputados, prefeitos e vereadores da base governista que estão aguardando apenas 2026 chegar. O problema é que estas insatisfações na base governamental que estão explodindo, poderão refletir no resultado das eleições do 2º turno em João Pessoa e Campina Grande.  Então, João precisa ter muita cautela nos seus pronunciamentos, pois, foi bastante infeliz, ao responder ontem às deputadas Jane Panta e Dra. Paula, colocando indiretamente o PP nas cordas do ringue eleitoral para 2026, sem a menor necessidade. Alguém precisa alertar ao governador que 2024 ainda não acabou, que o dia 27 de outubro ainda vem por aí e que é preciso ter muito cuidado, pois, João Pessoa e Campina Grande já derrotaram o governador em 2022 e poderá derrotar novamente em 2024. Então, é preciso que a assessoria e articulação política do governador entre logo em ação, para evitar um desmantelo maior.

Uma reflexão: “Já pensou o governo de João, sem os deputados Agnaldo Ribeiro, Hugo Motta e Adriano Galdino ao seu lado”? Enquanto isso, as oposições estão animadas e avançando cada vez mais rumo a 2026. Já imaginaram se Queiroga(PL), for eleito prefeito de João Pessoa e Bruno(UB) for reeleito prefeito de Campina Grande? Pois bem, basta um dos dois vencer no 2º turno que já desmantela ainda mais os planos do governador João para 2026. O fato é que independente dos resultados do 2º turno em João Pessoa e Campina Grande, a chapa da oposição a preço de hoje para 2026 deverá ser a seguinte: Efraim Filho(para governador), Veneziano Vital e o pastor Sérgio Queiroz(para senadores). Anotem aí… Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!