Nesta quarta-feira

Cícero e Leo discutem ampliar cuidado com autistas através de parcerias com a iniciativa privada

Cícero e Leo discutem ampliar cuidado com autistas através de parcerias com a iniciativa privada

O prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena, reforçou, nesta quarta-feira (16), o compromisso de seguir fortalecendo o cuidado com a população autista em João Pessoa. Junto ao vice-prefeito Leo Bezerra, Cícero conheceu de perto o trabalho da clínica Estima, no Centro, e projetou que poderá desenvolver parcerias com a iniciativa privada num novo mandato.

Cícero Lucena apresentou as experiências que já são colocadas em prática na cidade, que lhe renderam o prêmio Orgulho Autista, em fevereiro desse ano. João Pessoa acolhe 2.832 crianças autistas nas escolas municipais, com 2.350 cuidadores, além de ambiente com mesa digital, óculos virtual, sala Google, espaço Make e brinquedos Lego.

Outra ação é a ‘Tardezinha Inclusiva’, que realiza atividades educativas, culturais, artísticas, com pedagogia inclusiva. Na visão do prefeito da Capital, a experiência da Prefeitura pode ser compartilhada com a iniciativa privada, a exemplo de clínicas como a Estima e vice-versa. Ele projetou novo diálogo com os profissionais da clínica, pós-período eleitoral, devido às restrições da lei, para discutir de que maneira uma parceria poderá ser desenvolvida.

“O nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida das nossas crianças autistas, dos nossos jovens autistas, porque essa é a função do Prefeitura. Cuidar daqueles que precisam da nossa parte, da nossa participação, do nosso olhar. E também ter o suporte da iniciativa privada, renovando a minha esperança e na nossa confiança de que estamos no caminho certo e que vamos fazer cada vez mais de melhor”, afirmou Cícero Lucena.

A clínica Estima fica na Avenida Dom Pedro II e cuida de crianças com diversas síndromes, desenvolvendo atividades por uma equipe multidisciplinar. A coordenadora é Mariana Carvalho, que agradeceu a presença de Cícero Lucena e Leo Bezerra, porque puderam conversar com as mães e pais e o funcionamento da unidade.

“Temos psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, toda uma equipe para melhor atender a criança com a necessidade especial. Não só a criança, como a família, todos os dias a maioria das crianças estão aqui conosco, fazendo um tratamento, fazendo um trabalho altamente inclusivo. São mais de 400 crianças e a gente espera poder ampliar esse cuidado através do apoio da prefeitura, com o prefeito Cícero Lucena, que já tem um grande reconhecimento na área”, afirmou.