A juíza Daniela Falcão, responsável pela 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, decidiu suspender a divulgação da pesquisa eleitoral PB-09944/2024, realizada pelo Instituto Ranking de Pesquisa Ltda, que estava programada para ser divulgada nesta segunda-feira (14).
Essa pesquisa foi contratada por Edilson Ferreira de Andrade, do portal Jornal A Página PB.
O pedido de suspensão foi solicitado pela Coligação ‘União Por Amor a Campina’, do candidato Bruno Cunha Lima, que alegou haver indícios de “informações falsas” enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral e o descumprimento de ordens judiciais em processos anteriores.
A juíza apontou que o instituto apresentou “inconsistências e incongruências”, como a declaração de faturamento zerado, mesmo emitindo notas fiscais por pesquisas realizadas.
Ela enfatizou a importância de assegurar a transparência e evitar que pesquisas eleitorais irregulares possam influenciar o eleitorado. “A conduta da impugnada não demonstra a clareza e transparência necessárias, havendo indícios de possível manipulação de dados”, declarou na decisão.
Além disso, a decisão determinou que o Ministério Público Eleitoral fosse notificado para acompanhar o caso. O descumprimento da decisão poderá resultar em uma multa de R$ 54 mil.