Educação financeira

3º Fórum Banco do Nordeste do Investidor destaca a importância do conhecimento para realizar investimentos de forma eficiente

O Banco do Nordeste (BNB) realizou nesta quarta-feira, 9, em Fortaleza, o 3º Fórum Banco do Nordeste do Investidor.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Banco do Nordeste (BNB) realizou nesta quarta-feira, 9, em Fortaleza, o 3º Fórum Banco do Nordeste do Investidor. Com o objetivo de debater temas essenciais relacionados à educação financeira, investimentos e mercado financeiro, o evento contou com a presença do escritor e consultor, Gustavo Cerbasi, que abordou o tema “Escolhas Inteligentes para uma vida mais próspera”.

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, o objetivo do evento, também transmitido pelo canal da instituição no YouTube, foi oferecer ferramentas que possam ajudar investidores a tomar decisões financeiras mais conscientes e seguras. “Acreditamos que o diálogo e o aprendizado compartilhado aqui têm o potencial de transformar o modo como encaramos nossas finanças, tanto no dia a dia quanto em projetos de maior fôlego”, ressaltou.

O diretor de Ativos de Terceiros, do Banco do Nordeste, Thiago Alves Nogueira destacou: “Como gestor de investimentos, em um ambiente de mercado dinâmico e cada vez mais complexo, observo a necessidade crescente de se fomentar a transparência, a ética e a inovação nos processos de investimento. Os investidores estão cada vez mais exigentes quanto à clareza nas informações que recebem e quanto à segurança dos ativos em que aplicam os seus recursos. E cabe a nós, profissionais do mercado financeiro, e o próprio Banco do Nordeste, garantir que essas expectativas sejam atendidas.”

De acordo com o diretor, O BNB fechou o primeiro semestre de 2024 com um crescimento de 29,1% no patrimônio líquido dos fundos de investimento, na comparação com o mesmo período do ano passado, e alcançou o saldo de R$ 14,84 bilhões.

O consultor de investimentos e certificações financeiras, Edgar Abreu, usou de descontração para tratar do tema “Novo mercado bancário com as fintechs”, abordando estratégias dos bancos tradicionais para se manterem num cenário dominado por fintechs. Segundo ele, além do uso de tecnologias, o futuro dos bancos é estabelecer conexões com seus clientes.

Em um painel conduzido apenas por mulheres, as gerentes executivas do BNB, Ádila Pinto e Silvia Bezerra, detalharam as opções de investimentos para os diferentes perfis de investidor – Conservador, Moderado e Agressivo – , no painel “Conhecendo o mundo dos investimentos”, com moderação da superintendente de Marketing e Comunicação do BNB, Evineide Dias.

Autor de diversos livros sobre educação financeira, como “Casais inteligentes enriquecem juntos” e “Como organizar sua vida financeira”, Gustavo Cerbasi encerrou o evento abordando estratégias para uma vida mais saudável e equilibrada financeiramente. O consultor elencou cinco pilares da Inteligência Financeira: “rotatividade, resiliência, estratégia, eficiência e alocação.” Ressaltou ainda que, quanto aos investimentos, em ordem de importância, a pessoa deve investir em: “reserva de emergência, plano de previdência privada e, por último, investimentos de risco.”

Assessoria