Novo pleito

52 cidades terão segundo turno, sendo 15 capitais; Paraíba tem municípios na lista

Caso nenhum candidato a prefeito receba mais da metade dos votos válidos em uma cidade com mais de 200 mil eleitores, haverá segundo turno.

Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba
Foto: Marcelo Júnior/ Polêmica Paraíba

Eleitores de 52 cidades do Brasil irão às urnas no domingo (27) para definirem, em segundo turno, quem são os seus respectivos prefeitos.

Dessas 52 cidades, 15 são capitais, incluindo João Pessoa. A Paraíba, além da capital, conta com Campina Grande na lista de cidades onde haverá segundo turno.

Segundo a legislação eleitoral, uma eleição para prefeito e vice-prefeito utiliza o critério da maioria absoluta de votos. Assim, para ser eleito, o candidato precisa receber mais da metade dos votos válidos (quando são excluídos os votos em branco e os nulos).

Outro critério imposto para a realização de um segundo turno é que apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter a segunda votação.

Então, caso nenhum candidato receba mais da metade dos votos válidos em uma cidade com mais de 200 mil eleitores, haverá segundo turno.

Lista de cidades

As capitais onde haverá segundo turno são: Aracaju-SE, Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Manaus-AM, Natal-RN, Palmas-TO, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO e São Paulo-SP.

As outras 37 cidades são: Anápolis-GO, Aparecida de Goiânia-GO, Barueri-SP, Camaçari-BA, Campina Grande-PB, Canoas-RS, Caucaia-CE, Caxias do Sul-RS, Diadema-SP, Franca-SP, Guarujá-SP, Guarulhos-SP, Imperatriz-MA, Jundiaí-SP, Limeira-SP, Londrina-PR, Mauá-SP, Niterói-RJ, Olinda-PE, Paulista-PE, Pelotas-RS, Petrópolis-RJ, Piracicaba-SP, Ponta Grossa-PR, Ribeirão Preto-SP, Santa Maria-RS, Santarém-PA, Santos-SP, São Bernardo do Campo-SP, São João de Meriti-RJ, São José do Rio Preto-SP, São José dos Campos-SP, Serra-ES, Sumaré-SP, Taboão da Serra-SP, Taubaté-SP e Uberaba-MG.