A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu, ontem (18), sessão especial em homenagem aos militantes políticos e membros das ligas camponesas assassinados durante o período de regime da ditadura militar no país. A propositura foi do deputado Anísio Maia (PT). Dez personagens nordestinos, entre eles seis paraibanos, foram lembrados durante a solenidade.
Os paraibanos homenageados foram o estudante de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vice-presidente da União Estadual dos Estudantes e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), João Roberto Borges de Sousa; o ex-vereador do município de Sapé João Alfredo Dias (Nego Fuba); o presidente da Liga Camponesa de Sapé, Pedro Inácio de Araújo (Pedro Fazendeiro); o líder camponês João Pedro Teixeira; o militante da Ação Popular Marxista-Leninista (APML) Umberto Albuquerque Câmara Neto e a ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Alagoa Grande Margarida Maria Alves.
O deputado Anísio Maia destacou a atuação dos homenageados em favor da instituição do regime democrático brasileiro: “Esta sessão é uma espécie de dívida com todos esses companheiros, que têm um histórico de luta por todo o Brasil e para mostrar à nossa sociedade que essas pessoas foram heróis. Graças a eles, nós temos esta Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional funcionando, temos a liberdade de expressão e de imprensa. Enfim, foi por eles que conseguimos a democracia nesse país”.
O representante da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória da Paraíba, Paulo Giovani Antonio Nunes, destacou a iniciativa da ALPB em homenagear vítimas da ditadura militar. A comissão tem realizado um levantamento documental dos fatos ocorridos durante o regime, ouvindo testemunhas e o relato das pessoas acusadas de cometerem crimes contra os direitos humanos à época.