Debate eleitoral

Congelamento de passagem de ônibus é defendido por Ruy em debate

A criação do sistema complementar gratuito de passageiro, chamado de Caroninha, e o congelamento do valor da tarifa durante toda a gestão

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A criação do sistema complementar gratuito de passageiro, chamado de Caroninha, e o congelamento do valor da tarifa durante toda a gestão são prioridades para o candidato Ruy Carneiro (Podemos). As duas iniciativas serão implantadas junto com a intervenção no atual sistema, exigindo o cumprimento dos contratos por parte das empresas e garantindo a renovação da frota, retorno das linhas retiradas durante a pandemia e a ampliação do tempo de integração.

“O Caroninha vai garantir mais conforto, segurança e reduzir o tempo de deslocamento daquelas pessoas que moram longe dos pontos finais e das paradas nas principais avenidas. O sistema complementar gratuito vai contribuir com a diminuição de assaltos e evitar que as pessoas andem muito tempo no sol, na chuva e principalmente em horários perigosos”, detalhou Ruy. 

Durante debate realizado na Tv Tambaú nesta terça-feira (01), ele ainda explicou que vai utilizar até 2% do orçamento da Prefeitura para garantir o congelamento da passagem durante toda a gestão. “O congelamento imediato da tarifa será uma das primeiras ações da minha gestão. Para cobrir esse custo, vou usar recursos do orçamento municipal e subsidiar o valor da passagem. Cidades como Fortaleza, Aracaju, São Paulo e Goiânia já adotaram essa medida e até hoje a população colhe bons resultados”, garantiu o candidato.

A intervenção no atual sistema vai cobrar o cumprimento do contrato por parte das empresas, garantindo ônibus novos e o retorno de linhas desativadas desde a pandemia. O tempo de integração também será ampliado para evitar que os passageiros que fazem grandes deslocamentos sejam obrigados a pagar duas passagens. As paradas de ônibus vão receber estrutura para dar mais conforto e proteger as pessoas do sol e da chuva. 

Também será criada uma Central de Monitoramento para impedir que veículos sucateados continuem circulando na cidade e os passageiros também vão contribuir com essas fiscalizações. Os registros serão feitos por meio de um aplicativo, que vai registrar atrasos, superlotações e outros problemas nas viagens.

Assessoria