A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado (Sedap) divulgou, nesta quinta-feira (26), o balanço final da Expofeira Paraíba Agronegócio 2024, realizada de 15 a 22 de setembro no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. Em oito dias, o evento atraiu um público de mais de 320 mil pessoas e movimentou R$ 28 milhões em negócios, segundo informações do secretário da Sedap, Joaquim Hugo.
A expofeira foi realizada pelo Governo da Paraíba, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar/PB), o Sebrae-PB, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO).
O secretário Joaquim Hugo informou que os R$ 28 milhões movimentados ao longo dos oito dias da Expofeira foram decorrentes da negociação (compra/venda) de animais e de produtos e implementos agrícolas, como maquinários. Joaquim Hugo disse que esse montante também contabiliza a movimentação nos bares e restaurantes que funcionaram no Parque de Exposição, durante todo a Expofeira.
“Assim como em anos anteriores, o público teve a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos cuidados necessários aos animais nos estandes, degustar pratos regionais na praça de alimentação, se divertir nos parques de diversões e apresentações artísticas”, explicou o secretário. Cerca de 500 expositores de todo o Brasil estiveram presentes, tornando a feira ainda mais diversificada, um número superior a expofeira de 2023 que reuniu 200 expositores.
Destaque – Os animais foram a atração principal para visitantes da Expofeira, que reuniu produtores e expositores de várias raças de caprinos, ovinos, bovinos e equinos. Nos dias de evento, foram realizados torneios leiteiros, provas de marcha, concursos, além de leilões, palestras e seminários relacionados ao agronegócio.
Calendário – O calendário anual de feiras e eventos da Sedap divulgado pelo Governo do Estado em fevereiro deste ano prevê a realização de eventos de março a dezembro em várias cidades paraibanas. Para Joaquim Hugo, a oficialização de um calendário é um avanço para a economia rural da Paraíba.
“Este calendário é uma estratégia para dinamizar nosso agronegócio, aproximando produtores, investidores e consumidores. Estamos criando um ambiente propício para o crescimento, a inovação e a sustentabilidade no campo, e temos certeza que, neste ano, o circuito estadual de feiras será de ainda mais sucesso”, ressaltou.
Eventos confirmados
Festival do Queijo de Soledade – 27 e 29 Set – APACCO
Juá Capri Juazeirinho – 1 a 3 Nov – APACCO
Expomonteiro Monteiro – 7 a 10 Nov – APACCO
Expoourovelho Ouro Velho – 14 a 17 Nov – APACCO
2ª Expoumbuzeiro São Sebastião do Umbuzeiro – 21 a 23 Nov – APACCO
Expouna Uiraúna – 28 de Nov – Prefeitura
Expotaperoá Taperoá – 29 Nov a 1 Dez – APACCO
Expo Leite do Vale Itaporanga – 6 a 8 Dez – Sebrae-PB
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba