Eleições 2024

Investimento na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, construção de 60 novas creches e mais; saiba o plano de governo Yuri Ezequiel

O candidato apresentou suas propostas de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Arte: Marcelo Jr.
Arte: Marcelo Jr.

Prosseguindo com a série de matérias sobre os planos de governo dos candidatos à prefeitura de João Pessoa. Confira a seguir o plano de governo do candidato Yuri Ezequiel, (UP). O candidato apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento tem 16 páginas com medidas que o candidato pretende cumprir caso seja eleito. Para ver o documento na íntegra acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).

Confira os destaques nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana

Saúde

O candidato pretende defender de forma intransigente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o controle social previsto na Constituição Federal. Priorizar a atenção básica em saúde com um trabalho interdisciplinar e multiprofissional, focando na prevenção com a implementação do programa de saúde da família em todos os bairros.

Construir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro das Indústrias. Investir na prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis e na melhoria de serviços de saúde, incluindo concursos públicos para profissionais da saúde.

O candidato promete pagar o piso salarial da enfermagem, fortalecer o laboratório central municipal e construir um laboratório de medicamentos em parceria com universidades. Assim como, fortalecer a política de farmácia, investir no centro regional de referência em saúde do trabalhador e ampliar a rede de atendimento psicossocial.

Ele pretende desenvolver ações para a saúde da mulher em todas as fases da vida e criar uma clínica especializada no atendimento de pessoas trans e travestis. Ampliar maternidades e centros de parto humanizado para garantir assistência integral às mulheres.

Educação

O candidato promete o fim do analfabetismo na cidade, com mais de 40 mil pessoas atingidas, através do programa educação é um direito humano, que incentiva a educação com um mapeamento por bairro, apoio a alfabetizadores, bolsas extras para educadores e alunos, fortalecimento do EJA, e envolvimento de estudantes universitários na alfabetização.

Estão no plano de governo do candidato a valorização dos profissionais da educação, com reformulação do plano de cargos, carreira e remuneração em parceria com o sindicato (Sintem) e realização de concursos públicos. Outras propostas incluem a construção de 60 novas creches e 25 escolas, com condições para ensino integral e ampliação do atendimento noturno das creches.

O candidato prevê educação pública laica, com ensino da história e cultura negra e indígena, diversidade cultural e religiosa, ensino de artes, xadrez, educação física, direitos humanos, preservação da natureza, educação para o trânsito, e programas de prevenção.

Ele promete também o programa Wi-Fi livre em locais públicos, sistema integrado municipal pela secretaria de ciência e tecnologia, parcerias com instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, ampliação do transporte escolar, atendimento especializado para NEES, PcD e superdotados, e atendimento psicológico nas escolas através de concurso público.

Mobilidade Urbana

Estão no plano de governo do candidato, a redução imediata do preço da tarifa de ônibus, a criação de uma empresa pública de transporte coletivo de passageiros por ônibus, garantindo passe-livre para estudantes e desempregados. Assim como, implantação de bilhete único e auditoria nas contas das empresas de transporte privado. Expansão dos terminais de transporte coletivo, estudos para implantação do BRT e consórcio metropolitano de transporte coletivo.

O candidato propõe o lançamento do programa jampa bike, sistema de bicicletas compartilhadas, assim como, ampliação das ciclovias para 250 km e regulamentação do transporte alternativo. Isenção de ISS em serviços de manutenção de bicicletas e infraestrutura para estacionamento seguro de bicicletas. Ele promete a reformulação do conselho de transporte e trânsito de João Pessoa para garantir mais participação popular e transparência nos custos de operação.