De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral(TSE), nas eleições 2024, teremos, ao todo, 90 candidaturas de pessoas com deficiência(PCD). Os cargos são diversos, com a maior parte dos postulantes disputando para a função de vereador (83). Porém, com relação a Prefeitura, 4 deles tentam vencer o processo eleitoral como titular da chapa e 3 como vice-prefeito.
Principais candidatos PCD’s na Paraíba
- Ana Kelly, vereadora (Araçagi)
Popularmente conhecida como “Kelinha de Naldo”, a vereadora Ana Kelly(Podemos), de 24 anos, se comunica somente através de libras. Na última eleição, obteve 421 votos, fazendo parte desde então, do quadro de vereadores na cidade de Araçagi.
Já em 2024, Kelly tenta a reeleição no legislativo municipal, e, caso vença, faria história novamente, onde se tornaria a primeira vereadora surda a cumprir dois mandatos consecutivos.
“Durante estes quatro anos, temos trabalhado em prol dos cidadãos Araçagienses, através da saúde, educação, esporte, cultura e demais áreas, inclusive, lutando também, pelos direitos das pessoas com deficiência”, informou através de vídeo nas redes sociais.
- Beka Morais, vereadora (João Pessoa)
A candidata a vereadora, Beka Morais(MDB), de 24 anos, tenta vaga no legislativo de João Pessoa. Se for eleita, seria a primeira vereadora autista do Brasil a cumprir mandato em uma Câmara Municipal.
Em outras palavras, Beka relatou em suas redes sociais que é autista nível 1 de suporte, se destacando também, pela sua posição enérgica contra as regalias e privilégios políticos.
Além disso, pretende trabalhar a eficiência no transporte público, a revitalização dos mercados públicos, o apoio aos microempreendedores e a inclusão a partir da educação básica.
Acima de tudo, seu investimento principal é focado em políticas públicas para a classe autista pessoense, fornecendo o devido apoios às suas necessidades.
Números gerais dos candidatos no estado
Ao todo, foram deferidas 90 candidaturas de pessoas com deficiências nestas eleições de 2024. Destes, 56 possuem alguma deficiência física, como monoplegia, paraplegia, tetraplegia e outros.
Na sequência, vêm os candidatos com deficiência visual (25), com registro em outras deficiências (4), deficiência auditiva (3) e autismo (3).