Praticidade

De espaço fechado a portas abertas: veja como funciona o Terminal do Varadouro

Hoje, o terminal é aberto, pois os passageiros podem integrar a partir de qualquer ponto da cidade utilizando o cartão eletrônico

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Inaugurado em 2005, o Terminal de Passageiros do Varadouro, no Centro de João Pessoa, surgiu como um espaço fechado, sendo a única opção de integração de linhas na capital paraibana. Na época, os passageiros tinham de pagar logo a passagem para poderem entrar, passavam pelas roletas e podiam fazer a integração.

Hoje, esse cenário evoluiu. O terminal é aberto, pois os passageiros podem integrar a partir de qualquer ponto da cidade utilizando o cartão eletrônico NuBus, um produto do Sintur-JP, que já é utilizado por 91% das pessoas que usam o transporte coletivo.

Dessa forma, a integração consegue simplificar trajetos, como o do bairro Valentina ao Bessa. Usando esse exemplo, antigamente, os passageiros precisavam ir até o Terminal do Varadouro, descer do ônibus e embarcar em outro para fazer a integração. Hoje, é possível descer em qualquer ponto da cidade, como na Avenida Epitácio Pessoa, pegar outro ônibus e completar o trajeto pagando uma única passagem, em bem menos tempo.

Desde a implementação da integração temporal na cidade, houve um aumento significativo no uso da integração, evidenciando a aprovação do sistema pelos passageiros.

Como explica Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, “o cartão é um terminal de integração na palma da mão, permitindo a troca de ônibus sem custo adicional dentro do período estipulado, inclusive, podendo ser integrado com cidades da região metropolitana, como Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita com desconto de 50% no valor da segunda passagem e, até mesmo, com o sistema opcional Geladinho, pagando apenas a diferença no valor das passagens, isto é, R$ 0,60. Somando todas essas integrações, só em agosto, registramos 924.904 integrações. Sem dúvida, um avanço no sistema”.

Atualmente, o Terminal de Passageiros do Varadouro possui três fileiras de plataformas, sendo uma destinada ao transporte coletivo metropolitano e duas para o transporte coletivo urbano de João Pessoa. Esse sistema permitiu um espaço compartilhado de forma mais cômoda para o trabalhador que vem das cidades vizinhas e embarques mais rápidos.

Mais praticidade para o passageiro

O sistema de transporte coletivo também evoluiu em outros aspectos. O cartão NuBus é gratuito e pode ser adquirido em mais de 100 pontos de vendas em João Pessoa. Todos os pontos de venda por ser conferidos pelo site: nubusjp.com.br/pontosderecarga.html .

Para facilitar ainda mais a vida dos passageiros, o NuBus também pode ser solicitado pelo WhatsApp e recebido em casa. Basta enviar uma mensagem para o número (83) 99986-0045. Além disso, o aplicativo NuBus, disponível para iOS e Android, permite recargas rápidas por meio de cartão de crédito, débito e Pix, com o saldo disponível em minutos.

Assessoria